Pular para o conteúdo
Cotidiano

Professora e alunos de Campo Grande se classificam para Olimpíada de Língua Portuguesa

Semifinal acontece desta quarta-feira até o dia 16 de novembro
Arquivo -
Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa

Alunos do 7° ano do ensino fundamental e professora da Escola Municipal Demosthenes Martins, no bairro Octávio Pécora, foram classificados para a semifinal da 7ª Olimpíada de Língua Portuguesa. A unidade escolar da Reme (Rede Municipal de Ensino) foi a única selecionada em Mato Grosso do Sul para a semifinal do concurso.

O tema desta edição do concurso foi “O lugar onde vivo”, para estimular as realidades locais. O trabalho com os alunos teve início no mês de maio com quatro meses de duração.

“O início foi feito todo de forma on-line, as aulas eram gravadas no Facebook com todas a explicação dos gêneros. Nós elaboramos um caderno impresso de atividades para eles desenvolverem as em casa, quando nós voltamos fizemos o fechamento com a correção dos textos, a edição final e enviamos todo o material para a olimpíada”, explicou a professora Indianara Abreu Holsback, que direcionou os alunos.

“Foi bem legal e divertido. Eu gosto muito de competir. Eu aprendi muita coisa. Achei um pouco difícil de produzir, de transcrever a história. Eu fiz a história de casamento do meu padrinho, tive que transcrever, o que ele mais gostou”, explicou a aluna Kauane Ferreira, 12 anos.

“Foi uma experiência inesquecível, uma coisa que eu nunca tinha participado. Eu transcrevi a disputa de para a Copa do Mundo de 2014. Eu aprendi o gênero das memórias literárias”, disse Caio Martins, 11 anos.

Os relatos deveriam conter estratégias, soluções, alternativas e inovações encontradas pelos professores durante a pandemia da Covid-19 para executar as atividades com seus alunos, de modo a garantir a continuidade do processo de aprendizagem.

Para acompanhar o relato, os trabalhos do professor com os alunos podem envolver, em diferentes linguagens de mídia, a produção de vídeos, infográficos, fotos, podcasts.

Na olimpíada, que é aberta a estudantes do 5° ano do ensino fundamental até o terceiro ano do ensino médio, os diretores de escolas escolhem os professores que irão para as etapas seguintes. 

Olimpíada de Língua Portuguesa

A olimpíada, promovida pelo Itaú Social, tem coordenação técnica do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e conta com parceria do Ministério da Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, do Conselho Nacional de Secretários de Educação, da Fundação Roberto Marinho e do Canal Futura.

Para os selecionados, será disponibilizado um ambiente virtual de aprendizagem específico para cada um dos cinco gêneros do concurso – poema, memórias literárias, crônicas, documentário e artigo de opinião -, a fim de proporcionar encontros formativos e culturais. Nesta fase, serão escolhidos os professores finalistas, dos quais sairão os 20 ganhadores – quatro para cada gênero. Eles serão premiados com todas as suas classes.

A Olimpíada visa apoiar o aprimoramento das práticas de ensino de leitura e escrita. A semifinal acontece desta quarta-feira (13) até 16 de novembro. A partir da semifinal, haverá oficinas para os professores e alunos, em formato virtual, devido à pandemia.

Dos 210 professores semifinalistas, 80 serão selecionados para a final e 20 deles, com suas turmas, sairão vencedores. A final está prevista para 10 de dezembro, também em formato virtual. Na fase semifinal, os 210 professores selecionados receberão celulares com um pacote de para que continuem trabalhando de forma remota com suas turmas, nas oficinas. Na final, os docentes ganharão notebooks e, os alunos, tablets, além de periódicos e Kindle (leitor de livros digitais).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

F1: Piastri supera Norris sem sustos e vence o GP da Bélgica

santa casa hospitais

Motociclista que colidiu em boi na BR-060 morre após 16 dias internado na Santa Casa

Despedida à Jonir Figueiredo reúne amigos e familiares: ‘estava cheio de projetos e sonhos’

Dona de salão de beleza é presa em flagrante com submetralhadora no Aero Rancho

Notícias mais lidas agora

MPMS pode gastar até R$ 3,1 milhões em 750 iPhones 16 com pacotes de dados internacionais

jonir

Autodidata, Jonir fez primeira obra aos 19, mas se considerava ‘artista de nascença’

samu

Furto de fiação faz Samu alterar contato temporariamente em Campo Grande

gustavo

Atleta que morreu após queda na Chapada dos Veadeiros é velado neste domingo

Últimas Notícias

Polícia

Filho é suspeito de matar mãe e esconder corpo dentro de freezer

A vítima trabalhava como enfermeira e não dava notícias desde o mês fevereiro

Política

Isenção do IR para quem ganha até R$ 5 mil é prioridade no 2º semestre, diz Hugo Motta

Presidente faz balanço positivo das votações no primeiro semestre, citando a PEC da Segurança Pública e a discussão do PNE, entre outras propostas

Cotidiano

‘Irresponsabilidade e imprudência’: internautas reagem ao atropelamento de idoso na Duque de Caxias

Motociclista invadiu a ciclofaixa na contramão e atropelou idoso que atravessa trecho

Polícia

Motorista de caminhonete invade casa e quase atropela criança em Naviraí

O veículo foi parar na sala do imóvel onde uma criança de seis anos estava sentada