Pular para o conteúdo
Cotidiano

Procurador do MPT tem 30 dias para decidir sobre funcionário humilhado no Carrefour em Campo Grande

Procedimento pode virar inquérito civil ou ser arquivado
Arquivo -
Cena de humilhação foi denunciada por perfil do TikTok
Cena de humilhação foi denunciada por perfil do TikTok

O caso do funcionário humilhado pela gerente do setor de eletro do Carrefour, que ganhou repercussão nacional na semana passada, está nas mãos do procurador do (Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso do Sul), Hiran Sebastião Meneghelli Filho, que tem 30 dias para definir o destino do processo.

A notícia de fato (denúncia) deu entrada no MPT-MS na sexta-feira (26), um dia após vídeo flagrando o assédio ganhar repercussão. Agora, o processo foi encaminhado ao procurador, que já abriu procedimento preparatório para o caso.

Isso significa que o órgão inicia investigações sobre o caso e o procurador Hiran deverá decidir, no prazo de 30 dias, que pode ser prorrogado por mais 90 dias, se o procedimento será convertido em inquérito civil ou arquivado.

Agora, o procurador vai definir os próximos passos da investigação e levantar mais informações para decidir sobre o caso.

Repercussão

Viralizou nas o vídeo em que um funcionário do setor de eletro do Carrefour de é humilhado pela gerente do setor. O trabalhador é obrigado a se ajoelhar e esfregar o chão da loja, enquanto é fotografado pela supervisora. O caso foi denunciado pelo perfil “humilhadocg”, no TikTok.

Conforme o relato do perfil, a gerente teria tirado uma foto do rapaz, enquanto limpava o chão e teria enviado a imagem para a diretora, quando teria dito que o rapaz “não limpa a casa dele”.

O Carrefour informou que afastou a supervisora do cargo e que está apurando internamente o ocorrido.

Subnotificação de casos de assédio

Levantamento publicado pelo Jornal Midiamax mostra que o grande problema desse tipo de situação é chegar à Justiça para a devida punição dos responsáveis.

Segundo o MPT-MS, nos últimos cinco anos, a instituição registrou 461 denúncias, firmou 26 termos de ajustamento de conduta e ajuizou 19 ações relativas aos temas. Isso significa que são cerca de 92 denúncias por ano, sendo que muitas sequer chegam a virar inquérito.

As estatísticas mostram que, de 1º de janeiro a 27 de outubro deste ano, foram registrados 52 procedimentos no órgão que se dividem entre inquérito civil e notícias de fato (quando denúncias são analisadas para apurar se irão virar processos). O número já está acima da média mensal de 2020, quando foram 54 procedimentos abertos durante todo o ano. Em 2019, foram 67 investigações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Governo do Brasil aproveitou imbróglio com os EUA para enviar ao Congresso o texto do acordo de sede da COP30

[ BASTIDORES ] Selfie com tornozeleira agita corredores em Brasília

1931 – Termina questão do barão de Antonina, 56 anos depois de sua morte

Motorista é perseguido pela PRF na BR-463 por 30 quilômetros e colide com poste

Notícias mais lidas agora

Ex-chefe de licitações do governo de Reinaldo pode ser condenado por rombo de R$ 6,3 milhões no HRMS

Conselhão Nacional inclui em pauta denúncia contra atuação do MPMS

carne frigorifico

Pecuaristas dos EUA aprovam suspensão total da importação da carne brasileira

Caminhoneiro perde controle, sobe em canteiro e acerta poste de iluminação em MS

Últimas Notícias

Cotidiano

De motorista a vendedor, confira as vagas disponíveis na Funsat nesta terça-feira

Cerca de 182 empresas de Campo Grande estão com seleção aberta

Trânsito

Morte de baterista em acidente comove músicos em Mato Grosso do Sul

Causas do acidente são apuradas

Cotidiano

Tempo seco predomina em MS e máxima chega a 33°C nesta terça-feira

A umidade relativa do ar varia de 15 a 30%

Polícia

Faxineira é ferida a tiros na perna por espingarda durante limpeza de casa em MS

Arma disparou quando mulher jogou-a na cama