Uma clínica veterinária localizada no bairro Universitário foi autuada pelo -MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) nesta semana por fazer uso de produtos, equipamentos e medicamentos vencidos em animais.

Além do órgão de defesa, o CRMV (Conselho Estadual de Medicina Veterinária) acompanhou as fiscalizações a fim de tomar as devidas providências. No local, havia itens, utilizados em procedimentos cirúrgicos, com data de validade de 2012. Também foram encontrados medicamentos sem informações de origem ou data de fabricação.

Segundo denúncias recebidas pelo Procon, o estabelecimento promovia publicidade enganosa de produtos e remédios que pudessem resolver o problema de animais. A superintendência constatou ainda que havia atendimento irregular, por pessoa não credenciada, em uma casa próxima à clínica, num ambiente inadequado para a prestação de serviços.

Foram descartadas 256 embalagens de fios para sutura com fabricação a apresentação diversas, muitos vencidos em 2012. Também foram apreendidos medicamentos com data de uso expirada, como o Ivergard, vencido desde 2013, e agulhas cirúrgicas com vencimento em 2014.

O Procon Estadual autuou os proprietários da clínica veterinária e deu prazo para que os responsáveis do estabelecimento prestem recurso de defesa. A medida do órgão é independente à decisão que o CRMV tomará.