Com o preço dos combustíveis em escalada, a busca pelo melhor preço acaba levando consumidores a ter grande problema na hora de abastecer o veículo: a gasolina ‘batizada’. O número de reclamações desse tipo de problema está crescendo em Campo Grande e é percebido em oficinas especializadas.

A alteração é feita de forma ilegal por postos para fazer o combustível ‘render mais’. Dessa forma, adicionam à gasolina original solventes mais baratos, entre eles, o etanol hidratado.

Porém, a mudança nos padrões do combustível pode acarretar sérios problemas ao veículo. É o caso de Daniel, que teve prejuízo de R$ 350 ao colocar R$ 100 de gasolina adulterada em sua moto. “Acabou com minha moto. Tive que trocar o carburador e a vela”, reclama. 

Conforme Daniel, várias pessoas relataram o mesmo tipo de problema ao abastecer no mesmo posto. “Depois de abastecer, percebe que começa a falhar o veículo, é horrível. Desde então, a minha moto não é a mesma coisa”, lamenta.

Problema corriqueiro em oficinas

Proprietário da oficina Perfect Eletric Sistem, Waldiney Santos disse à reportagem do Jornal Midiamax que é comum clientes o procurarem com esse tipo de problema. “É corriqueiro em minha oficina, já que somos especializados em diagnósticos eletrônicos. Diariamente temos aqui na oficina veículos com combustíveis adulterados tanto gasolina, etanol e até mesmo o diesel”, comenta.

Especialista no assunto, Waldiney explica que os carros atuais têm parâmetros mais exigentes de emissões de poluentes e de consumo, por isso são tão sensíveis às adulterações de combustível. “Os veículos recorrem a métodos que aumentam a eficiência energética, absorvendo mais da energia gerada. No entanto, são muito mais sensíveis à qualidade dos combustíveis, onde qualquer divergência de regulação é constatada como falha de injeção”, adverte.

Então, o mecânico cita 5 sinais de que o carro foi abastecido com combustível adulterado:

  1. Luz de alerta no sistema de injeção do motor (famosa ‘luzinha’ amarela com desenho de um motor);
  2. Aumento de Consumo;
  3. Óleo lubrificante contaminado;
  4. Carro perdendo Performance;
  5. Carro “tosse” ou “engasga” — se o carro estiver dando engasgadas e pequenas falhas, na maioria das vezes, parece que o motor vai apagar, também é o sinal que o combustível no tanque pode estar adulterado.

Mais relatos…

Assim como Daniel, outros consumidores relatam nas redes sociais terem tido problemas com gasolina adulterada em Campo Grande. Em outra publicação na internet, cliente reclama que a moto desligou e não queria mais voltar a funcionar após abastecer em um posto na Avenida Guaicurus.

“Conseguimos chegar em casa. Tiramos a gasolina, passamos para o galão e olha a surpresa: a gasolina só tem água”, pontuou.


Consumidor mostra gasolina que tirou de tanque após moto apresentar falha ao sair de posto – Foto: Reprodução / Facebook

A reclamação gerou mais de 2,3 mil compartilhamentos e mais de 450 comentários, muitos de proprietários de veículos que passaram pelo mesmo problema.

“É verdade, coloquei no sábado de manhã, então é por isso que está falhando?”, questiona outro usuário que abasteceu no mesmo posto.

“Esses dias, abasteci e meu carro ficou falhando também. Tive que tirar toda a gasolina do tanque, só mistura braba”, comentou outro cliente.

“Abasteci esses dias e meu carro ficou falhando também”, diz outro perfil.