O Cemtec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) divulgou a previsão do tempo detalhada, para o período de 06 a 08 de março, em todo o Estado de Mato Grosso do Sul. O material foi produzido através da análise da previsão numérica de tempo, do Instituto Nacional de Meteorologia, com informações adicionais do Centro, nesta sexta-feira( 05).

No sábado (06), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuvas. Não se descarta a possibilidade para pancadas de com forte intensidade acompanhadas de raios localizados. Umidade relativa do ar com variação estimada entre 50% a 10% no MS ao longo do dia. Vento fraco a moderado em todo Estado. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 17°C a 34°C e na capital a variação está estimada em 20 °C a 29 °C.

No domingo (07), a previsão é de céu parcialmente nublado com possibilidade para pancadas de chuvas. Tempo instável com possibilidade de chuva significativa nos setores norte e do Estado. Umidade relativa do ar com variação estimada entre 45% a 100% no MS ao longo do dia. Vento fraco a moderado em todo Estado. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 17°C a 33°C e na capital a variação está estimada em 20°C a 31°C.

NA segunda (08), a previsão é de céu claro e parcialmente nublado em todo Estado com baixa expectativa de chuva. Umidade relativa do ar com variação estimada entre 35% a 95% no MS ao longo do dia. Vento fraco a moderado em todo Estado. Temperaturas em Mato Grosso do Sul poderão variar entre de 18°C a 35°C e na capital a variação está estimada em 20°C a 31°C.

Precipitação estimada entre os dias 05 e 21 de março de 2021

No primeiro período, de 05 a 13 de março de 2021, chuvas em grandes volumes tendem a reduzir neste período. Espera-se sol entre nuvens com possibilidade para pancadas de chuvas entre a tarde e à noite associadas ao calor e umidade local. Assim, espera-se no máximo entre 30 a 50 milímetros acumulados no período. As pancadas de chuvas poderão se concentrar entre 10 a 13 de março.

No segundo período, de 13 a 21 de março de 2021, será com ligeiro aumento das áreas de instabilidades se comparado à semana anterior. Os últimos dias do prometem ser com céu nublado a parcialmente nublado com potencial para chuvas associadas a disponibilidade de umidade e altas temperaturas. Especialmente nas regiões sudoeste, central e norte são esperados volumes significativos com até 100 milímetros acumulados.

Recomendações

Em caso de ventos fortes: não estacionar embaixo de árvores, placas de propaganda e torres de transmissão, pois há risco de queda.

Em caso de chuvas fortes: Jamais permita que alguém suba nos telhados após a chuva, há risco de queda; não enfrente pontos de alagamentos e enxurradas temporárias, procure rotas alternativas; se estiver no trânsito, procure lugar seguro e espere a chuva passar. Caso não conseguir, dirija sempre devagar, acenda farol baixo, mantenha distância de veículos à sua frente.

Em caso de raios: Evite estar em local aberto; não se abrigue embaixo de árvores; não esteja próximo a cercas de metal; esteja calçado; desligue eletroeletrônicos da tomada; não fique em pontos altos como morros ou topos de prédios; não se abrigue embaixo de estruturas metálicas.

Em caso de granizo: Colocar papelão para forrar por dentro o para-brisa do carro. Isso evita que, em caso ocorra quebra do vidro por granizo, os cacos machuquem os ocupantes. Após a chuva de granizo, o piso fica escorregadio, recomenda-se cuidado ao se deslocar.