Comunidades de Corguinho dependem de improviso para escapar do isolamento após tempestades
Nove dias após ser assolada por uma tempestade histórica que deixou rastro de destruição, a prefeitura de Corguinho – a 96 km de Campo Grande, recuperou provisoriamente alguns acessos para permitir que as famílias quilombolas que estavam isoladas possam ter acesso à cidade. Conforme o coordenador da Defesa Civil de MS, Fábio Catarinelli, as equipes […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Nove dias após ser assolada por uma tempestade histórica que deixou rastro de destruição, a prefeitura de Corguinho – a 96 km de Campo Grande, recuperou provisoriamente alguns acessos para permitir que as famílias quilombolas que estavam isoladas possam ter acesso à cidade.
Conforme o coordenador da Defesa Civil de MS, Fábio Catarinelli, as equipes estaduais auxiliam para que o município produza relatório que será enviado na semana que vem para reconhecimento de situação de emergência por parte da União. “Assim, poderá [o município] buscar recursos para reconstrução, pois fizeram pontes temporárias”, informou.
Tempestade histórica
Os estragos causados pela chuva fizeram a prefeitura de Corguinho decretar situação de emergência na quinta-feira (18).
Na mesma edição do Diário Oficial de Corguinho foi publicado um parecer técnico sobre os danos causados pelo desastre natural. Assim, as chuvas intensas resultaram no aumento rápido dos “níveis de diversos rios e córregos, provocando enxurradas e alagamentos, destruição e danificação de ruas, estradas, pontes e tubulações”.
Os danos foram encontrados em propriedades públicas e privadas. Então, três pontes da região foram consideradas destruídas após as chuvas. A ponte sobre o córrego Formiga, a do córrego São Jerônimo e a do córrego Barreirinho foram arrastadas pela correnteza das águas e totalmente danificadas. As três ficaram intransitáveis.
Já a ponte da região do Cruzeirinho registrou apenas o deslocamento, pois as manilhas foram arrastadas pela correnteza do córrego. Por fim, o município considera que diversas ruas e vias periféricas foram afetadas com a chuva forte. Assim, também foram inclusas no relatório de danos do desastre.
Não foi informado quais os valores dos prejuízos individualmente ou balanço total atualizado. Entretanto, na última quarta-feira (16), a prefeita havia afirmado que é estimado danos de R$ 1 milhão em toda a cidade.
Notícias mais lidas agora
- Adolescente é encontrada em estado de choque após ser agredida com socos e mordidas e pais são presos
- Homem incendeia casa com duas crianças dentro por disputa de terreno em MS: ‘Vou matar vocês’
- Mais água? Inmet renova alerta para chuvas de 100 milímetros em Mato Grosso do Sul
- Convidado alterado perturba mulheres em festa de campanha da OAB-MS e caso vai parar na delegacia
Últimas Notícias
Tutora presa por manter pitbulls em ‘pele e osso’ no Guanandi é liberada
Mulher foi presa na terça-feira (19) e passou por audiência de custódia na manhã desta quinta (21)
Câmara de Laguna Carapã abre concurso para sete vagas com salários de até R$ 7 mil
Foram abertas sete vagas para os cargos de advogado, contador, controlador interno e assistente de administração
Motociclista que assediou mulher no Jardim Morenão teria feito outra vítima na mesma rua
Mulheres acreditam que autor é o mesmo, pois usava a mesma camiseta azul nas duas ocasiões
Após 12 dias internada na Santa Casa, morre vítima de acidente gravíssimo na BR-060
Cinco pessoas ocupavam o veículo no dia do acidente, sendo que duas delas foram transferida em estado grave para a Santa Casa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.