Depois de mais de 15 anos sem construir empreendimentos com recursos próprios em sua totalidade, a Prefeitura de Campo Grande entrega na próxima sexta-feira (28), às 15h, as 30 primeiras unidades do novo Parque dos Sabiás, localizado na Região Urbana do Anhanduizinho.

Segundo o Executivo Municipal, ao todo, o loteamento contempla 47 casas destinadas às 42 famílias do reassentamento previamente condenado no e mais 5 unidades para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade a pedido do Ministério Público Estadual (MPE-MS).

O investimento da construção foi de R$ 2.632.000,00. As famílias aguardavam há anos a oportunidade de morar em um local seguro e definitivo. A previsão para a entrega das 17 unidades restantes será em até 60 dias.

Luta das famílias 

Em 2016, 42 famílias provenientes da extinta comunidade Cidade de Deus foram reassentadas em área da Capital conhecida por Vespasiano Martins.

Logo após a mudança, elas haviam percebido que as estruturas de alvenaria logo apresentariam diversas patologias de construção, tais como rachaduras nas paredes, afundamento de contrapiso, comprometimento do teto, unidades malfeitas e inacabadas, entre outras situações que colocavam em risco a integridade e o bem-estar desses moradores.

Em 2017 foi contratada empresa de engenharia que produziu laudo técnico a fim de avaliar as moradias. O resultado foi que o solo aflorante não era propício para a construção, portanto, todo o reassentamento estava condenado, ou seja, impróprio para moradia.

A partir de então, o trabalho técnico da Amhsf (Agência Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários) viabilizou um novo empreendimento devidamente seguro e adequado às famílias dessa comunidade.