A circulação de uma imagem que associa o tamanho do pênis a uma suposta nova comorbidade para vacinação de covid-19 fez com que a Prefeitura de Coxim, cidade a 253 quilômetros de Campo Grande, publicasse um alerta de “” na conta oficial da Prefeitura no Instagram, na última sexta-feira (4).

No caso, a imagem oficialmente desmentida traz um casal em aparente momento íntimo, com alerta sobre a vacinação na cidade, na qual o público, com tamanho do pênis – pequeno – integraria uma nova comorbidade. “A prefeitura de Coxim leva a vacinação a sério e não compactua com brincadeira de mal gosto, utilizando a logomarca da mesma”, publicou o município.

Vale lembrar, porém, que o conteúdo falso e sem a logo da Prefeitura circula frequentemente em páginas de “memes” e em grupos de WhatsApp, sempre em tom de . Na fake news de Coxim, porém, adicionaram a logomarca da administração, o que pode ter mexido com parte da população e provocado a resposta do município.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura Municipal de Coxim (@prefeituradecoxim)

 

Desde que a vacinação para covid-19 teve início no país, o envio escalonado de doses de imunizantes dificultou a divulgação de calendários de vacinação, com datas pré-estabelecidas. Desta forma, as prefeituras costumam divulgar a vacinação do dia seguinte apenas no dia anterior, o que pode ter contribuído para a má interpretação da imagem de humor que circulou na cidade.