Cotidiano

Prefeitura de Corumbá habilita 44 guardas municipais para o porte de arma de fogo

Entrega simbólica dos certificados aconteceu nesta quinta

Ranziel Oliveira Publicado em 24/06/2021, às 13h05

De forma simbólica, certificado foi entregue para quatro guardas municipais
De forma simbólica, certificado foi entregue para quatro guardas municipais - (Foto: Clóvis Neto/PMC)

Ao todo, 44 guardas municipais de Corumbá concluíram o curso de formação para o porte de arma de fogo. A capacitação foi realizada integralmente no município com carga horário de 476 horas, atendendo a matriz curricular da Senasp (Secretaria Nacional de Segurança Pública). Na manhã desta quinta-feira (24), o prefeito Marcelo Iunes realizou a entrega simbólica do certificado de conclusão do curso para quatro guardas municipais.

“É um processo de valorização da Guarda Municipal de Corumbá pelo comprometimento que eles têm como guardiões do patrimônio do município e o nosso maior patrimônio é a população, nossos munícipes. Estamos capacitando para que enriqueçam e qualifiquem seu currículo para o porte de armas. Fizemos o Estatuto da Guarda dois anos atrás, criamos o Plano de cargos e carreiras, valorizamos todos os profissionais de segurança pública municipal”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

O porte de armas pela Guarda Municipal faz parte de um amplo projeto de segurança pública para todo o município. “Capacitamos 44 guardas municipais neste primeiro momento, e esperamos chegar até os 100 para o porte de arma. Ao final de todo esse processo teremos 100 guardas municipais com porte de arma. Com isso teremos segurança a mais nas portas de escolas, praças, ruas da cidade. A ROMU da Guarda, com certeza vai dar auxílio maior pra Polícia Militar de Corumbá”, afirmou o chefe do Executivo Municipal.

Secretário Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, o tenente-coronel da PM César Freitas Duarte explicou o andamento do processo de porte de arma para a Guarda Municipal. “Agora depende da Polícia Federal, já cumprimos todas as normas e fizemos a entrega de toda a documentação de 41 guardas e vamos abrir processo para formar outras turmas. É um processo criterioso que temos de obedecer de acordo com a legislação. Encaminhamos essa documentação. A Polícia Federal vai analisar a documentação, verificar se tá tudo correto e estando tudo certo fornece o porte de arma”, disse.

“Essa formação do guarda é uma exigência da Secretaria Nacional de Segurança Pública. Temos o Estatuto Geral das Guardas Municipal, lei nacional que determina que as guardas tenham formação e obedeçam a uma grade curricular nacional. Então, o município de Corumbá tem que atender essa exigência, já que nós temos uma guarda, ela tem que se enquadrar a essa legislação. É um processo longo, bem criterioso em que os guardas fizeram todo tipo de todo tipo de avaliação para ser habilitado a andar armado”, complementou o titular da Segurança Pública e Defesa Social.

Para o superintendente da Guarda Municipal, Miguel Soares, a certificação para porte de arma é mais um passo do processo de valorização da instituição e seus servidores. “Essas ações desenvolvidas pelo prefeito Marcelo Iunes tem valorizado muito a Guarda e seus profissionais. Me comprometo, com os colegas em nos esforçarmos ainda mais no nosso trabalho de cuidar da nossa população e do nosso patrimônio. Só temos a agradecer esse empenho da Prefeitura”, afirmou.

O guarda civil municipal Rogério Francisco Vasques,  disse que a categoria profissional é grata pela valorização da classe pela Prefeitura de Corumbá. “Hoje é um momento que simboliza gratidão por tudo que estamos conquistando e pelo apoio da Administração à Guarda Municipal. Este curso é uma etapa importante para nós e ajudará muito na nossa atividade diária, vai permitir darmos mais segurança para a população”, finalizou. Os outros 40 guardas municipais que concluíram a formação receberão a certificação em data posterior.

Mais segurança

“Temos também a instalação de mais de 30 câmeras, de 360 graus, para o vídeo monitoramento, que vão estar distribuídas pela cidade e isso também traz maior segurança. São investimentos que estamos fazendo para que todos se sintam mais seguro dentro da cidade. Fizemos a troca das lâmpadas normais de mercúrio por lâmpada de LED e agora nós temos um projeto agora, que é diferente, que prima pela luminosidade de eficiência energética. Vamos aumentar a potência. Corumbá é o único município de Mato Grosso do Sul que vai ter apoio da Caixa Econômica Federal, do Governo Federal, para promover a eficiência energética na cidade. Isso também ajuda bastante segurança, vai ser uma cidade mais iluminada. A Prefeitura também vai contratar empresas de vigilância armada para atuação nos espaços, autarquias, como rodoviária, no Cristo Rei do Pantanal, no Porto, no Parque de Piraputanga, por exemplo. Assim, os guardas municipais retornam para ficar nos postos de saúde, nas escolas. Esse é o nosso trabalho, pensando bastante em segurança em Corumbá”, disse o prefeito Marcelo Iunes.

Jornal Midiamax