Desenvolvido pela Prefeitura de Campo Grande, o sistema de identificação prévia está sendo cedido para auxiliar e dar mais agilidade no processo de vacinação contra o coronavírus no município de Sidrolândia. O cadastro feito previamente reduz significativamente o tempo de atendimento de cada paciente, dando mais velocidade em todo o processo de imunização.

Técnicos da Secretaria de Saúde de Sidrolândia passaram por um treinamento sobre o sistema, na manhã desta quinta-feira (08), em Campo Grande. A instrução foi realizada pela equipe da CGSTI- (Coordenadoria Geral de Suporte Tecnológico e Informação da Secretaria Municipal de Saúde) e da (Agência Municipal de Tecnologia e Informação). Em seguida, eles estiveram em um dos pontos de imunização para verificar o funcionamento do sistema “in loco”.

Com a identificação prévia, não é necessário que o servidor preencha todos os dados do paciente, sendo possível reduzir de 5 a 10 minutos cada atendimento.

O sistema também é uma importante e estratégica ferramenta de gestão, sendo possível estimar a quantidade de doses necessárias para atender um grupo específico a partir do número de pessoas cadastradas.

Atualmente, em Campo Grande, o sistema está aberto para 12 públicos distintos : Trabalhadores da Saúde ;Idade entre 60 e 64 anos ;Idade entre 65 e 74 anos ;Idade a partir de 75 anos ;Idosos em instituições de longa permanência ;Forças de Segurança e Salvamento e Forças Armadas ;Pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos; Pessoas com comorbidades a partir de 60 anos; Deficientes acamados com lesão medular grave acima de 18 anos; População Indígena Aldeada ;População Quilombola  e População indígena desaldeada.

A inserção de novos públicos para cadastramento é feita na medida em que há definição de envio de novas doses e às etapas de vacinação sejam executadas.

Como funciona?

A pessoa apta a receber a vacina acessa o site http://vacina.campogrande.ms.gov.br, através de um dispositivo conectado à internet, realiza o seu cadastro uma única vez e preenche os dados obrigatórios exigidos pelo Ministério da Saúde.

Antes de finalizar a identificação, a pessoa deverá enviar pelo sistema os documentos de identificação obrigatórios para a vacinação (carteira de conselho da categoria; e/ou documento com foto; e/ou documento de vínculo empregatício; dentre outros).

Finalizada a identificação, a pessoa poderá se dirigir até os locais de vacinação definidos pela Sesau/Prefeitura de Campo Grande, e informar aos responsáveis nesses locais que já realizou a identificação pelo sistema.

Em um segundo momento e conforme a logística de distribuição das vacinas, a Sesau irá informar através desse sistema a data e o local de vacinação da pessoa já identificada, como forma de diminuir as filas e o tempo de permanência nesses locais, evitando aglomerações.

A identificação pelo sistema não é obrigatória, quem não conseguir preencher os dados online poderá se dirigir aos locais de vacinação tendo em mãos os documentos obrigatórios de identificação.