A Prefeitura de Campo Grande abriu licitação para contratar empresa para elaborar projeto de obras necessárias ao controle de enchentes. A empresa de consultoria deverá elaborar os projetos com avaliação estrutural do canal do Córrego Segredo, além do recapeamento das duas pistas marginais, a avenida Ernesto Geisel, entre a rua Santa Adélia e a avenida Mascarenhas de Moraes. O trajeto soma uma extensão de 7,2 km. 

Segundo informações divulgadas pela Prefeitura, os projetos devem custar R$ 2,3 milhões e serão custeados com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) que financia as obras do Reviva Mais Campo Grande.

A concorrência tem abrangência internacional e obrigatoriamente terá de contar com pelo menos duas empresas com sede em países sócios do BID. As propostas poderão ser apresentadas  até o próximo dia 17 de setembro.

O titular da (Secretaria Municipal de e Serviços Públicos), Rudi Fiorese, disse que a Prefeitura vai buscar a captação dos recursos necessários para custear as obras. Uma das intervenções previstas é o reforço da estrutura das paredes do canal construído há mais de 30 anos.

Também serão feitos os projetos de uma piscinão às margens da avenida Rachid Neder, necessário para reduzir a vazão do Córrego Cascudo nos dias de chuva mais forte. Esta bacia, com capacidade para reter 15 milhões de litros, é necessária para evitar o transbordamento do Córrego Segredo na rotatória com a Avenida Ernesto Geisel, quando recebe as águas do Cascudo, um dos seus afluentes.

Está prevista a elaboração do projeto de 5 barragens para retardar a chegada ao centro da cidade das águas que descem das suas cabeceiras.

(com informações da Sisep)