Campo Grande abriu cadastro para profissionais da educação receberem vacina contra covid e trabalha com a perspectiva de retomar as aulas de forma híbrida – presencial e on-line – a partir de julho. O cadastro da categoria já pode ser feito pelo site vacina.campogrande.ms.gov.br

O prazo coincide com o fim do decreto n. 14.613, publicado no dia 4 de fevereiro, que suspendeu as aulas presenciais até o dia 1º de julho. Assim, a medida não deve ser prorrogada.

Entretanto, o retorno depende da vacinação desses profissionais, com a aplicação de duas doses. Para a (Secretaria Municipal de Educação), o retorno só será possível com a imunização, também, nos trabalhadores que atuam no administrativo e limpeza das escolas.

Quando profissionais da educação serão vacinados em MS?

O Governo de MS solicitou o envio de doses para este grupo nas próximas remessas de vacina, mas, conforme o secretário estadual de saúde, Geraldo Resende, não obteve resposta. “É vontade do governo do Estado e de outros governantes, pois entendemos que é importante para que possa haver retorno seguro da educação”, observou.

Outros estados solicitaram ao Ministério da Saúde a inclusão de profissionais da educação no PNI (Plano Nacional de Imunização) como e Rio Grande do Sul.

Para levantar o número de doses necessárias para imunizar todos esses profissionais, o governo de MS estuda criar um cadastro. “Para termos dados bastante avançados de quantas milhares de doses vamos precisar para vacinar a rede pública do estado, dos municípios e privada”, pontuou.

Onde já começou?

O Espírito Santo iniciou esta semana a vacinação de profissionais de educação, iniciando por aqueles com idade entre 50 e 59 anos. Na Bahia, já está confirmada a vacinação desses profissionais a partir da semana que vem. ainda não tem doses para imunizar os profissionais de educação, mas já iniciou planejamento de como será a vacinação  deste grupo.

Por fim, São Paulo foi o primeiro estado a aplicar doses em trabalhadores da educação. A imunização começou no sábado (10) e será base para retorno das aulas no estado.