Postos de saúde de Dourados seguem com multivacinação
As unidades ofertam vacinas para crianças e adolescentes de até 15 anos
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A Campanha Nacional de Multivacinação, que teve início na última sexta-feira (1º) em todo país prossegue nesta terça-feira (5) e se estende até o dia 29 de outubro. Nas unidades de saúde são aplicadas 18 tipos de vacinas que protegem crianças e adolescentes de doenças como poliomielite, sarampo, catapora e caxumba.
A campanha tem como público-alvo crianças e adolescentes de até 15 anos e acontece nas 36 unidades do município. Com a pandemia, houve uma queda na busca pelas vacinas ofertadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e, segundo o secretário adjunto de saúde, Edvan Marcelo Marques, manter a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes em dia é um desafio e uma questão de saúde pública.
O Brasil, que registrava índices de vacinação acima de 90% por décadas, viu esse patamar se reduzir nos últimos anos, baixando para cerca de 60% de cobertura vacinal, levando preocupação às autoridades sanitárias.
Doenças que eram consideradas erradicadas no país, como sarampo, por exemplo, voltaram a ser registradas, o que tirou do Brasil a condição de país livre do sarampo pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Recomendações
Ainda segundo a Sems (Secretaria Municipal de Saúde), pessoas com suspeita de Covid-19, ou confirmação da doença, não devem ir aos locais de vacinação. A recomendação é o adiamento da vacinação até a resolução do quadro e passado o período de 14 dias de isolamento.
“As restrições serão filtradas pela equipe de profissionais das unidades, é muito importante lembrar que, em relação à vacina da covid-19, não existe contraindicação. Dessa forma, está recomendado a administração simultânea desse imunizante com os demais”, pontua Marques.
Vacinas
Entre as vacinas que estarão disponíveis nos postos durante campanha estão: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre-amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Estarão disponíveis para atualização da caderneta de adolescentes as vacinas HPV, dT (dupla adulto), contra febre amarela, Tríplice Viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).
Notícias mais lidas agora
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
- Mulher morre após ser atingida por raio dentro de casa durante temporal em MS
Últimas Notícias
VÍDEO: Mulher é atingida por bala perdida durante tiroteio no Centro de Cassilândia
Homem envolvido no tiroteio também ficou ferido
Precisa fazer compras de Natal? Centro de Campo Grande funciona até às 22h neste fim de semana
Se você ainda não comprou os presentes de Natal, o centro segue com horário estendido até o dia 23 de dezembro
Motorista morre carbonizado em acidente com carreta na MS-276
Motorista bateu na lateral da carreta
Caravana Natal nos Bairros estará no Portal Caiobá neste sábado
Confira os detalhes da programação do Natal nos Bairros, que termina segunda-feira
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.