Por conta de fumaça, aulas são suspensas em creche no Parque dos Poderes

Responsáveis foram avisados para buscarem as crianças no final da manhã, segundo a SED

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Uma das áreas queimadas fica aos fundos da escola.
Uma das áreas queimadas fica aos fundos da escola.

A fumaça que atinge o Parque dos Poderes desde a tarde desta quinta-feira (19) obrigou o CEI (Centro de Educação Infantil) Zedu, localizado na Avenida Presidente Manoel Ferraz de Campo Sales, a suspender as aulas presenciais dos alunos, nesta sexta-feira (20). Por conta da fumaça, pais e responsáveis foram avisados de que deveriam buscar as crianças.

Conforme informado pela SED (Secretaria Estadual de Educação), as aulas começaram normalmente nesta sexta, mas no final da manhã foram suspensas. “A direção estava mantendo os pais e responsáveis informados desde o início da manhã”, informou o órgão.

Segundo a direção da escola, não houve relato de atendimento a alunos relacionados a problemas de saúde causados pela inalação de fumaça. O espaço fica ao lado de uma das áreas queimadas — que no total corresponde a aproximadamente 55 hectares, segundo o Corpo de Bombeiros.

O incêndio teria começado em um terreno próximo a um condomínio e à Acadepol (Academia de Polícia). O segundo menor fica do outro lado da Avenida Desembargador Leão Neto do Carmo, aos fundos do CEI Zedu.

[Colocar ALT]
(Foto: Henrique Arakaki – Jornal Midiamax)

O tamanho da área ainda é uma estimativa inicial e o valor exato está sendo calculado pelo CPA (Centro de Proteção Ambiental) dos bombeiros. As imagens foram obtidas através de mapeamento por drone.

Às 11 horas desta sexta-feira (20), equipes dos bombeiros continuavam com trabalhos de rescaldo e apagando pequenos focos de calor que reaparecem. A previsão inicial é encerrar o trabalho no fim da manhã, mas o tempo seco e o vento podem prejudicar e prolongar a ação dos militares.

Com 285 hectares, o Parque dos Poderes é a maior reserva campo-grandense, por isso a ocorrência chamou atenção e logo ganhou repercussão nas redes.

O fogo começou na tarde de quinta-feira (19) e mobilizou 35 bombeiros, 7 viaturas e consumiu 150 mil litros de água. Os dados foram fornecidos pelo Major Fábio Pereira de Lima, comandante dos trabalhos.

No auge da ocorrência, na noite de quinta, as chamas atingiram 4 metros de altura e a fumaça se espalhou por toda a região do entorno do Parque dos Poderes, que tem 285 hectares — mais que o dobro do Parque das Nações Indígenas.

Conteúdos relacionados