PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana apreendeu uma carreta e um caminhão com cargas de 164 m³ de carvão ilegal e aplicou multa de R$ 49,2 mil em empresa carvoeira, na manhã deste sábado (12), no município. 

Durante fiscalização ambiental na cidade, os policiais um veículo Tractor Scania, com uma carreta acoplada, que transportava ilegalmente uma carga com 96 m³ de carvão e um caminhão Mercedes Benz transportando também 68 m³ de carvão.

De acordo com a corporação, as cargas que saíram de Nova Andradina eram transportadas sem o DOF (Documento de Origem Florestal) e o carvão era misturado, havendo produto proveniente de madeira nativa e de eucalipto, provavelmente, para burlar a fiscalização, pois na nota fiscal constava tudo como produto de eucalipto.

Segundo a PMA, isso normalmente é feito porque, para o produto de eucalipto (madeira plantada exótica), não haveria a necessidade do documento ambiental, diferentemente para o carvão da madeira nativa. O DOF é o documento ambiental para o transporte, beneficiamento e armazenamento de qualquer produto da flora nativa.

Ambos os veículos e cargas foram apreendidos e foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Aquidauana e os responsáveis responderão por crime ambiental, com pena prevista de seis meses a um ano de detenção.

A empresa carvoeira proprietária do carvão ilegal, com domicílio jurídico no Distrito de Casa Verde, em Nova Andradina, foi autuada administrativamente e recebeu multa de R$ 49.200,00.