Nesta segunda-feira (1º), véspera de feriado, três rios em Mato Grosso do Sul já estão com pesca proibida por conta da Piracema: o leito do rio Paraná e outros dois rios da União, o rio Paranaíba e o Aporé.

Conforme a PMA (Políca Militar Ambiental), as datas de fechamento da pesca nas duas Bacias Hidrográficas que cortam o Estado são em dias diferentes. No rio Paraná (Calha/ Leito do rio) e mais os rios Paranaíba e Aporé, o período de defeso para a proteção vai de 1º de novembro até 28 de fevereiro de 2022.

Somente nos lagos das Usinas do rio Paraná fica permitida ao pescador amador, a captura de 10 kg de pescado mais um exemplar, de peixes não nativos e exóticos como: tucunaré, curvina, porquinho, tilápia, bagre africano. O pescador deve respeitar 1,5 mil metros de distância das barragens das usinas.

Ao pescador profissional permite-se a pesca para as mesmas espécies de peixes e não existe limite de cota, porém, só podem utilizar molinetes e linhadas de mão. A pesca de subsistência (pessoas que não tem outra alternativa alimentar) para populações tradicionais também é permitida.

Piracema em MS

Em todos os rios de MS, inclusive na bacia do rio Paraná, à exceção dos três rios citados, o início do defeso, para proteger o período de Piracema, inicia na sexta-feira (5), com final, no dia 28 de fevereiro de 2022. Na bacia do rio Paraguai será permitida somente a pesca de subsistência para o morador ribeirinho e outras populações tradicionais.

Pessoas que moram nas cidades ribeirinhas não podem pescar. A pesca de subsistência é para manutenção da vida, ou seja, para pessoas que dependem do pescado para sobreviver. Podem capturar 3 kg, ou um exemplar, não podendo comercializar de forma alguma. A pesca científica devidamente autorizada também poderá ser praticada.

A partir do dia 1º de fevereiro de 2022 abre-se a pesca na modalidade pesque e solte no leito (calha) do rio Paraguai e, a partir de 00h, do dia 1º de março, a pesca estará aberta novamente em todos os rios das duas bacias.

O Comando da PMA iniciou na sexta-feira (29) às 12h, a operação Dia de Finados, dentro da operação Hot Point, esta iniciada no dia 1º de setembro, e vai manter os policiais nos rios até 00h do dia 6 de novembro, com o fechamento da pesca, no intuito de evitar que pessoas prolonguem a pesca em período já fechado.