Pular para o conteúdo
Cotidiano

Perdeu alguém na pandemia e precisa de ajuda? Universidades de MS têm atendimento psicológico gratuito

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da covid-19. São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém.  As vezes, a perda de alguém, ou mais de um […]
Arquivo -

Há quase um ano o mundo começou a assistir milhares de pessoas morrerem todos os dias vítimas da . São pais, mães, irmãos, amigos e colegas de trabalhos e não há alguém que não tenha sido direta ou indiretamente sentido a dor da perda de alguém. 

As vezes, a perda de alguém, ou mais de um ente querido, é um fardo difícil de carregar. Em , as universidades públicas e privadas oferecem atendimento psicológico e até grupos de apoio para pessoas que enfrentam as dores da perda, de forma gratuita.

Confira:

  • UCDB

A UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), por meio da Clínica-Escola retomou os atendimentos de Psicologia, sendo de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 21h (no período noturno funcionará em dias reduzidos por conta da pandemia). Os cadastros para consultas devem ser feitos pelo telefone (67) 3312-3705.

“Durante o ano passado criamos o TelePsicologia, na qual por telefone e videoconferência pudemos atender principalmente vítimas da Covid-19 e pessoas que perderam seus entes queridos para a doença”, explica a coordenadora do curso de Psicologia da UCDB, Flávia Feroldi.

Os atendimentos são realizados por acadêmicos do último ano do curso de Psicologia da Católica, com preparação técnica e científica, sob a supervisão dos psicólogos que integram o corpo docente do obrigatório do curso de Psicologia.

Na Unigran Capital, para auxiliar essas pessoas que enfrentam essas dores, é oferecido atendimento psicológico online e gratuito. O serviço oferece uma escuta especializada com objetivo de auxiliar na diminuição do sofrimento por conta do cenário atual da pandemia. O atendimento é realizado por psicólogos profissionais e acadêmicos em estágio clínico. Informações podem ser obtidas no telefone (67) 3389-3362.

  • Uniderp

A Clínica de Psicologia da Uniderp vai iniciar os atendimentos à comunidade próximo dia 5 de abril. Na consulta é oferecido atendimento psicoterapêutico, que pode contemplar vários assuntos, dentre eles, o impacto da pandemia na saúde emocional dos pacientes, também provocado pelas perdas de familiares, amigos e o processo de luto decorrente dessas perdas.

O atendimento psicológico se estende também aos funcionários por meio de diversas ações com foco na saúde e no bem-estar dos colaboradores. Dentre elas há cursos com sobre saúde emocional, além da possibilidade de agendamento de consultas médicas on-line em um projeto especialmente criado para enfrentar o cenário do coronavírus. Os telefones para contato são: (67) 3348-8478 ou (67) 3348-8394.

  • UFMS
A UFMS (Universidade Católica Dom Bosco) dá apoio a toda comunidade acadêmica (alunos e servidores) com atendimentos psicossociais e plantões psicológicos, onde são realizados o acolhimento, a escuta, a orientação e, caso seja necessário, o encaminhamento de casos mais graves para o acompanhamento específico nas redes de apoio psicossocial da cidade em que o indivíduo se encontra.
Há também as rodas de conversa “QuarenTEMA”, que a cada semana trazem para o debate assuntos de cunho psicológico, como ansiedade, angústia e resiliência, por exemplo. O projeto também possui turmas de leitura com o propósito de abrir espaço para discussões mediadas por textos literários que possibilitem abordar o momento atual, a ansiedade, o medo e as expectativas frente à proliferação da Covid-19.
Todas essas ações fazem parte do Programa “SE CUIDE, TE AMO! – Uma ação do coração da UFMS” que se divide em três eixos: atenção especial ao grupo de risco da Covid-19 na UFMS; formação de grupos de apoio para partilhar experiências e vivências; e plantão psicológico para atendimento emergencial a distância.”
  • UEMS

A UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) também oferece ajuda aos acadêmicos, por meio de agendamento para atendimento psicológico online e gratuito, no SAP (Serviço de Atendimento Psicológico) da UEMS. A psicóloga Natali Portela, responsável local, destacou que todos os alunos que entram em contato com o SAP recebem um agendamento, e o tempo de espera varia de acordo com a demanda. Não há reserva nem limite de vagas

Aos acadêmicos interessados em receber atendimento psicológico ou indicar para outros colegas da UEMS, o agendamento é pelo e-mail: [email protected]

*Matéria alterada às 14h02 de 17/03/2021 para acréscimo de informações.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Morcegos raiva CCZ

VÍDEO: Com 9 casos de raiva e 450 morcegos recolhidos, CCZ alerta sobre perigos da doença

trump

Com parlamentares de MS, FPA discute taxação de Trump e Imposto de Renda para ‘ricaços’

Jogos de ‘Gaste o Dinheiro de Elon Musk’ Estão por Toda Parte – e as Reações São Geniais

“Olha! Lá vem o trem chegando”: Artista lança obra audiovisual sobre história da ferrovia de MS

Notícias mais lidas agora

mpms segurança mp

Gastos do MPMS superam R$ 330 milhões nos primeiros 6 meses de 2025

VÍDEO: Madrinha homenageia Sophie no dia em que bebê completaria 1 ano de vida

Motorista que morreu em acidente na BR-163 tinha 27 anos

Moraes tem embate com advogado de Filipe Martins: ‘enquanto eu falo, o senhor fica quieto’

Últimas Notícias

Polícia

‘Não havia sido legítima defesa’: contradições em depoimento levam à prisão de fazendeiro pela morte de vizinho em MS

As investigações apontam que Volnei não estava armado com faca naquela manhã

Emprego e Concurso

MPMS chama membros para banca de prova oral em concurso para promotor de Justiça

Apenas 11 candidatos conseguiram passar para próxima fase após 'reprovação geral'

Esportes

Jorge Jesus é anunciado pelo Al-Nassr e revela arrependimento por recusar a seleção brasileira

Contrato é válido até o fim da tremporada 2025/26

Sem Categoria

Polícia investiga morte de homem atropelado em Campo Grande

Exame necroscópico foi solicitado para que o atropelamento seja investigado