Pelo segundo ano consecutivo, Campo Grande não terá uma das tradicionais opções para se divertir com a família todos os anos, os ‘portões abertos’ da Ala 5 da Base Aérea. Apesar da vacinação avançada na Capital, a FAB (Força Aérea Brasileira) seguirá a mesma linha da Prefeitura Municipal, que não terá desfile cívico de 26 de Agosto.

Os portões abertos costumam reunir, anualmente, mais de 40 mil pessoas e, em 2020, também foram cancelados para evitar aglomerações devido à pandemia da Covid-19. A assessoria de comunicação da FAB disse à reportagem que não há previsão de realização do evento em Campo Grande.

Em sua última edição, em agosto de 2019, a grande atração ficou por conta dos sete aviões A-29 Super Tucano da Esquadrilha da Fumaça, que atraíram os moradores e fizeram a alegria das famílias campo-grandenses.

Além de proporcionar um dia diferente para as famílias, o evento sempre buscou arrecadar alimentos. Em edições anteriores, a Ala 5 chegou a arrecadar mais de 11 toneladas de donativos e 3 mil livros usados. Em 2019, de acordo com a FAB, 44 mil pessoas passaram pela Base Aérea durante o evento.

Sem desfile cívico

Apesar de a vacinação estar avançando em Campo Grande, a Prefeitura Municipal optou por deixar mais um ano sem o tradicional desfile cívico de 26 de agosto. A confirmação foi feita na última segunda-feira (9).

Conforme explicou o prefeito Marquinhos Trad (PSD), liberar um evento como o desfile, não seria justo com o poder privado. “As mesmas medidas a eles servem também para o poder público”, disse.

O prefeito ainda pontua que a Capital caminha para ter, em breve, um milhão de doses aplicadas e com os públicos-alvo aumentando a cada dia. “Os números têm sido satisfatórios, estamos acima de 800 mil doses aplicadas”, comentou.

Este será o segundo ano que o aniversário da Capital não terá o tradicional desfile cívico. Em 2020, o Município decidiu pela não realização devido ao pico da pandemia.