Pular para o conteúdo
Cotidiano

Para evitar racionamento de energia em MS e outros estados, Governo manda reduzir vazão de usinas

Baixo índice de chuvas pode gerar apagões nos estados
Arquivo -

Para evitar possíveis apagões ou racionamento de energia em e outros estados, o Ministério de Minas e Energia vai reduzir a vazão de duas hidrelétricas na Bacia do Paraná, sendo uma delas a Jupiá, entre Três Lagoas, Andradina e Castilho (SP).

Também sofre redução na vazão a Porto Primavera, entre Rosana (SP) e de Batayporã (MS). A decisão foi publicada em edição extra do DOU (Diário Oficial da União) na noite de sexta-feira, 11.

A portaria determina que a defluência mínima de Jupiá, da concessionária Three Gorges Corporation Brasil reduza gradualmente. Ela deve atingir 2.300 metros cúbicos por segundo (m³/s) em 1º de julho; e a de Porto Primavera, da Cesp, a 2.700 m³/s na mesma data.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) publicou nota técnica na sexta-feira (4), informando que iria recomendar fluxos ainda menores para as usinas. Além de tentar tratativas para diminuir o impacto da crise hidrelétrica do país, que afeta o turismo, pescadores, fauna e meio ambiente.

Alerta de apagões

Com baixos índices de chuva em 2021, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Paraná podem passar por quedas de energia neste ano. O SNM (Sistema Nacional de Meteorologia) emitiu alerta de emergência hídrica para os estados.

O alerta foi publicado nesta quinta-feira (27) e destaca a “escassez de precipitação para a região hidrográfica da Bacia do Paraná”, que abrange MS e os estados citados. De acordo com estudos do SNM, as previsões são de que indicam que a partir de maio até final de setembro esta região entre no período com menor volume de chuvas. Ou seja, a estação de seca do ano.

O SNM é coordenado pelo (Instituto Nacional de Meteorologia), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Censipam (Centro Gestor
e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia). Então, o Sistema, junto com o Setor Elétrico Brasileiro, destaca que de junho a agosto deste ano a tendência é de que haja pouco volume de chuva na bacia do Rio Paraná. O alerta destaca ainda que “essa previsão é consistente com a de outros centros internacionais de previsão climática”.

A partir de fevereiro de 2021 foi registrado déficit de chuvas na região. Assim, o acumulado parcial é de 27 milímetros para a bacia, ou seja, abaixo do acumulado regular é de 98 milímetros. “A situação atual de déficit de precipitação é severa”, destaca o alerta.

A falta de chuva afeta diretamente o abastecimento de energia no Estado, que é feito por usinas hidrelétricas. O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, afirmou ao Poder360 que o país vive a pior crise hídrica desde 1931.

“É primeira vez que o SNM emite um Alerta de Emergência Hídrica, o que reforça a importância das previsões meteorológicas na antecipação e na redução de riscos para a população”, destacou o Sistema. Com o aviso, estados podem se preparar para possível crise de energia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Ex-namorada de Epstein é contra divulgação de registros de transcrições do júri

vagas aditivo Fachada de entrada da Prefeitura de Paranaíba

Prefeito de Paranaíba entra na Justiça contra lei que concede auxílio-alimentação a servidores

Brasil aciona os EUA na OMC contra tarifaço de Trump

Motociclistas ganham isenção em pedágio na BR-163 a partir desta quarta-feira

Notícias mais lidas agora

Início do tarifaço impacta carne de MS, mas ‘livra’ outros dois principais produtos

denúncia mpf pedágio br-163 ccr

Motiva lucra R$ 480 milhões na BR-163 em MS após vencer leilão no 2º trimestre

governo redução contenção gastos milhões

Com corte de gastos, Governo de MS prevê economia de R$ 650 milhões até o fim do ano

Focada no empreendedorismo e turismo rural, Ruraltur acontece neste mês em Campo Grande

Últimas Notícias

Mundo

Zelensky sobre conversa com Trump: nossa posição é de que a guerra precisa acabar

Ucraniano disse ainda que Rússia é responsável pela guerra e que Putin precisa acabar com o conflito

Polícia

Pintor foi torturado e morto após parceiro descobrir resultado de exame médico

Autor ainda postou mensagem de luto nas redes sociais logo após o crime

Brasil

Moraes determina acareação entre Mauro Cid e coronel Marcelo Câmara

Defesa de ex-assessor de Bolsonaro que solicitou o procedimento jurídico

Política

À espera de devassa nas contas do Consórcio Guaicurus, CPI é prorrogada na Câmara

Auditoria independente pode revelar real situação financeira dos empresários do ônibus, que recebem subsídios milionários