Cotidiano

Para arborizar ainda mais Campo Grande, Prefeitura doa mudas frutíferas

Doação de mudas ocorre na manhã deste sábado (25) na Prefeitura Municipal

Renata Volpe e Ranziel Oliveira Publicado em 25/09/2021, às 09h39

Doação de mudas ocorre na manhã deste sábado (25)
Doação de mudas ocorre na manhã deste sábado (25) - Marcos Ermínio, Jornal Midiamax

Com objetivo de arborizar ainda mais Campo Grande, a prefeitura municipal doa neste sábado (25), 10 mil mudas frutíferas produzidas no viveiro Flora do Cerrado, administrado pela Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano). A distribuição acontece ao lado da sede da Prefeitura, na rua Marechal Cândido Mariano.

A entrega das mudas acontece no formato drive-thru, mas quem chegar a pé também pode ganhar uma muda das seguintes espécies: jabuticaba, amora, acerola, goiaba, roma, nêspera e araçá.

O secretário da Semadur, Luiz Eduardo, explica que a doação de mudas é para auxiliar na arborização do cultivo de espécies frutíferas. “No dia da Árvore, segunda-feira, distribuímos 2 mil mudas e hoje serão distribuídas mais 10 mil. Cada uma era uma sementinha e foi cultivada pela Semadur”.

Segundo o secretário, a doação é uma das estratégias para promover o plantio de árvores frutíferas cidade afora. “Até chegar na estrutura com a possibilidade de vingar de forma fácil. Além de arborizar e alimentar os pássaros, são mais de 130 espécies de pássaros catalogados na cidade”.

A servidora Rubia Franco, 39 anos, foi com o filho de 6 anos buscar uma muda. “Viemos pela preservação do cerrado. A gente percebe que o perímetro urbano está aumentando e está tendo muito desmatamento. Por isso, é importante preservar e ainda com plantas frutíferas”.

O filho de Rubia quis participar do momento para “ver as plantinhas futuras”.

Já a técnica de enfermagem, Lucinéia Ferreira da Silva, de 32 anos, tem feito algo que precisa ser ressaltado: ela planta as árvores na praça do bairro Estrela Dalva. “Faço isso para tentar barrar o crescimento do aquecimento global. Estou plantando na praça do Estrela Dalva, porque acho que cada um tem que fazer sua parte. A praça está sem árvores e as pessoas querem plantas, mas plantar ninguém quer”.

Lucinéia não mora no bairro onde planta as árvores, mas no Taquaral Bosque, a 1,5 quilômetro de distância. “É o que vou deixar de legado para minhas sobrinhas”.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) participou da entrega das mudas. “A nossa cidade vem sendo referência na questão ambiental. Aqui é o gesto de reconhecimento da nossa gestão com o Ministério Público”. 

De acordo com o prefeito, Campo Grande foi reconhecida internacionalmente como a cidade mais arborizada do planeta “Isso demonstra  o cuidado com as árvores e o verde. E recuperando árvores da forma correta”.

Jornal Midiamax