Em meio às restrições impostas pelo novo coronavírus, a Prefeitura de Corumbá –a 419 km de Campo Grande– lançou edital para valorizar uma das tradições juninas mais importantes da região: os festeiros de São João. Serão premiados 100 festeiros mediante apresentação em vídeo da trajetória e do modo de fazer o festejo.

A ação, organizada por meio da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico de Corumbá, optou pelo lançamento de edital para driblar as restrições da pandemia: os festejos, que culminam com o Banho de São João, reúnem um grande número de pessoas e, por isso, precisaram ser suspensos.

A iniciativa também gerará um acervo audiovisual valorizando os agentes da cultura popular corumbaense, que será aberto ao público em ocasião oportuna.

“Apesar de não termos a festa novamente esse ano por causa da pandemia, essa é uma ação de salvaguarda, pois mantem viva a tradição da forma de comemorar São João com o registro daqueles que fazem essa festa singular em cada canto de nosso município”, destacou o diretor-presidente da Fundação da Cultura e do Patrimônio Histórico, Joílson Silva da Cruz, à assessoria da Prefeitura de Corumbá.

Poderão participar do edital pessoas com mais de 18 anos completos, que sejam festeiros ou representantes de comunidades festeiras do Banho de São João, cadastradas junto à fundação e que comprovem residência em Corumbá.

O vídeo, editado ou não, deve ter qualidade HD ou superior, câmera estável, na horizontal, áudio sem interferências e tempo entre 4 e 10 minutos de duração.

O edital prevê duas formas de inscrição. A presencial, das 8horas de 18 de maio até às 17h de 26 de maio no Museu Casa do Dr. Gabi (rua Cuiabá, 1.181, Centro), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h; e eletrônica, das 11h de 18 de maio até às 23h de 26 de maio, com o envio de toda a documentação para o e-mail fcphcorumba@gmail.com.

A relação de documentos a ser apresentada em ambas modalidades de inscrição são:

  • a) RG ou documento de identidade oficial com foto (fotocópia);
  • b) CPF (fotocópia);
  • c) Certidão Negativa de Débitos de Tributos Municipais (fotocópia – pode ser emitida, gratuitamente, através do Portal do Contribuinte do Município de Corumbá: http://nfse.corumba.ms.gov.br:8080/servicosweb/paginas/public/ contribuinte/formContribuinte.xhtml ou entrar em contato com 67 3907-5428);
  • d) Comprovante de residência atual, em nome do proponente, datado de abril/2021 ou de mês subsequente (fotocópia) ou declaração de residência manuscrita, conforme Lei Estadual nº 4.082/2011 (caso não possua, apresentar cópia do comprovante de residência contendo declaração manuscrita por parte do responsável, conforme modelo disponível);
  • e) Dados bancários: nome do banco, agência, número da conta corrente ou poupança (não serão aceitas conta salário, conta de recebimento de benefícios ou conta conjunta em que o titular não seja o recebedor/proponente);
  • f) Apresentação gravada, editada ou não, em qualidade HD ou superior, câmera estável, em posição horizontal e áudio sem interferências externas, seguindo as especificações detalhadas no Art. 18;
  • g) Declaração de autorização de uso de imagem, som, voz em qualquer rede social, site, etc. (original);
  • h) Declaração de inteira responsabilidade quanto ao uso de imagens, músicas e textos, resguardando o Poder Público Municipal quanto aos direitos autorais (original).

O resultado deve ser anunciado no dia 7 de junho e o pagamento das cotas de R$ 400 aos proponentes premiados é de até 30 dias após a publicação do resultado final.

O edital pode ser acessado pelo endereço http://do.corumba.ms.gov.br/corumba/portal/visualizacoes/html/4017/#e:4017.