Os torcedores, a imprensa e os sites de apostas já estão em clima de final da Libertadores. A grande decisão do torneio de clubes de futebol masculino mais importante da América do Sul está a menos de um mês de acontecer. E, pelo terceiro ano consecutivo, o campeão será uma equipe brasileira.
Os dois últimos vencedores, Palmeiras e Flamengo, vão se encontrar no Estádio Centenário, em Montevidéu, a capital do Uruguai, em 27 de novembro, para decidir quem se tornará o mais novo tricampeão da América. O clube triunfante irá se juntar a Santos, São Paulo e Grêmio como os únicos times brasileiros a levantarem a taça da Libertadores pela terceira vez em sua história.
A conquista virá em um momento bastante vitorioso da equipe campeã — independente de qual lado conquiste o título. Os dois times são os maiores campeões do futebol brasileiro nos últimos anos. No lado carioca, o Flamengo conquistou a Libertadores em 2019, o Campeonato Brasileiro em 2019 e 2020 e a Supercopa do Brasil de 2020 e 2021, além da Recopa Sulamericana de 2020. Já no lado paulista, o Palmeiras levantou os títulos brasileiros de 2016 e 2018, a Copa do Brasil de 2020 a Libertadores de 2020.
Na atual temporada, além da Libertadores, os clubes também brigam pelo título brasileiro, mas estão atrás do Atlético-MG. O time de Belo Horizonte, liderado pelos atacantes Hulk e Diego Costa, que fizeram muito sucesso na Europa no decorrer de suas carreiras, lidera a tabela após 27 jogos com uma boa vantagem para os rivais. Se mantiver o ritmo, o Galo irá conseguir o segundo título nacional de sua história, exatamente 50 anos após o primeiro.
Na Libertadores, o Palmeiras eliminou justamente o Atlético-MG na semifinal. Após empatar o primeiro jogo sem gols em seu estádio, o Allianz Parque, em São Paulo, o clube de São Paulo saiu com um 1×1 do Mineirão, em Belo Horizonte. A título de curiosidade, o critério de gols fora de casa, decisivo para o confronto, foi banido da competição para o ano que vem.
A campanha do Verdão ainda contou com vitórias sobre o rival São Paulo nas quartas-de-final e contra a Universidad Católica, do Chile, nas oitavas-de-final. Na fase de grupos, o Palmeiras liderou a chave A, que teve o Defensa y Justicia, da Argentina, o Independiente del Vale, do Equador, e o Universitario, do Peru. Na edição de 2020, o Palmeiras foi campeão em cima do Santos, outro rival histórico do clube. A partida aconteceu no Maracanã e acabou com o placar de 1×0, gol do atacante Breno Lopes.
Já o Flamengo, que levou o torneio de 2019 em cima do River Plate, da Argentina, que na época era o atual campeão, foi o líder do grupo G. A chave tinha o Vélez Sarsfield, da Argentina, a LDU de Quito, do Equador, e o Unión La Calera, do Chile. No mata-mata, o time rubro–negro derrotou o já citado Defensa y Justicia nas oitavas-de-final, o Olimpia, do Paraguai, nas quartas-de-final, e o Barcelona, do Equador, nas semifinais.
Decisivo na final de 2019, quando fez dois gols para ajudar o Flamengo a virar o jogo contra o River Plate para 2×1, Gabigol também chega na final de 2021 como um dos maiores destaques. O atacante da seleção brasileira é o artilheiro da atual edição da Libertadores, com 10 bolas na rede. Os também brasileiros Fred, do Fluminense, e Hulk, do Atlético-MG, já eliminados, ficaram com sete gols e são atualmente os vice-artilheiros da competição. O Palmeiras tem no atacante Rony o seu melhor marcador no campeonato, com seis gols.
Já na competição continental secundária, a Copa Sul–americana, o campeão também será brasileiro. Isso porque o Athletico Paranaense, de Curitiba, e o Red Bull Bragantino, do interior de São Paulo, farão a final do torneio. O jogo também será no estádio Centenário em Motevidéu, no dia 20 de novembro. O Athletico é o time brasileiro que venceu o torneio mais recentemente, sagrando-se campeão em 2018. Já o Bragantino, que recentemente passou a receber apoio da empresa de energéticos, briga por seu primeiro título internacional.
Com dois títulos continentais garantidos para o futebol brasileiro, basta agora apenas acompanhar as finais da Libertadores e da Sul–americana em 27 e 20 de novembro, respectivamente, para ver quais serão as duas equipes que levarão os tão desejados títulos.
www.sherlockcomms.com
contact@sherlockcomms.com
• +55 11 3817 5852