Pacientes que aguardam atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) reclamam da falta de médicos para atender o público adulto, nesta quarta-feira (2).

Segundo denúncias, os próprios funcionários informaram que não havia profissional apto no local. “Simplesmente hoje amanheceu sem médico para atender, desde 06:30 estão pedindo para ter paciência até resolver a situação. Só tem pediatra”, comentou um paciente.

De acordo com o paciente, a informação foi repassada pela “pessoa que classifica o atendimento”. Às 10:00 o paciente disse que foi informado sobre a chegada de uma médica que iria iniciar os atendimentos.

Em nota, a (Secretária Estadual de Saúde) informou que a unidade está atendendo com 4 médicos clínicos e 5 pediatras na manhã de hoje. “Cabe esclarecer as UPAs e CRSs são unidades de urgência e emergência e o atendimento é feito por classificação de risco e não por ordem de chegada. Pacientes com maior gravidade são atendidos prioritariamente e aqueles classificados como azul ou verde, ou seja, com menor gravidade, podem ser atendidos em até 4 horas, conforme protocolo”.

“É importante destacar ainda que, por ser uma unidade de urgência e emergência, como mencionado, existem pacientes em observação aguardando transferência que precisam ser constantemente monitorados. Desta forma, 1 médico fica na ala vermelha, 1 ou 2 na enfermaria e 1 no atendimento geral”, finalizou a secretaria em nota.

WhatsApp: fale com os jornalistas do Midiamax

O leitor enviou as imagens ao do Jornal Midiamax no número (67) 99207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem com os jornalistas. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total sigilo garantido pela lei.