Outubro começa nesta sexta-feira (1º) e é o mês dedicado ao diagnóstico do câncer de mama. Recentemente, a campanha também tem contemplado a prevenção ao câncer do colo do útero. O mês terá exames de e papanicolau gratuitos no Hospital do Câncer de Campo Grande. 

O HCAA (Hospital do Câncer Alfredo Abrão) abre a campanha nesta sexta-feira (1º) com uma cerimônia. Com apoio da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e (Secretaria Municipal de Saúde), o hospital ofertará os exames gratuitamente a partir de segunda-feira (4). 

Para ter acesso aos exames, as mulheres interessadas podem comparecer ao Hospital durante a manhã, a partir das 7 horas, ou durante a tarde, a partir das 13 horas, para pegar a senha. Com a senha em mãos, o exame será feito no mesmo dia. No local, está a Carreta Sesc Mulher, na missão solidária de multiplicar a prevenção com a queda na realização dos exames preventivos em função da pandemia. 

Os exames gratuitos serão feitos a partir de segunda (4) e seguem até o dia 29 de outubro, com exceção dos finais de semana e feriados. As interessadas devem comparecer com RG, CPF e Cartão SUS. Serão 40 mamografias por dia para mulheres de 40 a 65 anos em Campo Grande. O hospital informou que serão distribuídas 20 senhas pela manhã e 20 durante a tarde. 

As mulheres de 25 a 64 anos podem fazer o exame papanicolau gratuitamente. Serão 80 exames por dia, com 40 senhas distribuídas pela manhã e 40 senhas durante a tarde. Para fazer o exame, as mulheres não podem estar no período menstrual e precisam estar há 48 horas sem relação sexual. O exame é recomendado somente para quem já iniciou a vida sexual. O Hospital do Câncer fica na rua Marechal Rondon, nº 1053, em Campo Grande. 

Outubro Rosa

A campanha Outubro Rosa é promovida todos os anos e tem como objetivo compartilhar informações sobre o câncer e promover a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O movimento internacional intitulado nasceu nos com objetivo de salvar vidas, buscando estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Recentemente, o câncer de colo de útero também foi integrado à campanha, alusiva ao mês preventivo voltado à saúde da mulher.