Pular para o conteúdo
Cotidiano

Outono será marcado por baixa umidade do ar e pode favorecer queimadas, alerta meteorologista

A estação de outono começa neste sábado (20), o fenômeno deve registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar, o que favorece a incidência de queimadas em Mato Grosso do Sul. O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. […]
Arquivo -

A estação de outono começa neste sábado (20), o fenômeno deve registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar, o que favorece a incidência de queimadas em Mato Grosso do Sul. O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado.

Conforme o prognóstico, no início da estação, o clima deve reduzir as características do , com pancadas de isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.

“A redução das chuvas e das nuvens é mais pronunciada com a umidade relativa em queda principalmente à tarde. Ocorrem registros de temperaturas abaixo dos dez graus, ocasionando até formações de orvalho na relva e gramados, inclusive com geadas em locais serranos das regiões sudeste, sul e sudoeste do MS. Nas Regiões Sul, Sudeste, sudoeste e parte da região central, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas variando entre 09ºC a 16ºC, chegando a valores inferiores a 05ºC nos locais mais altos”, informa o relatório.

Ainda de acordo com a previsão, os meses de abril e maio serão caracterizados como os meses de intensa estiagem, com seca muito significativa em índices de chuva abaixo do ideal ou sem chuva totalmente.

“Provavelmente as queimadas devem aumentar significativamente. A região oeste, em Aquidauana, Miranda, , , Bodoquena, podem sofrer intensa atividade seca. As bacias dos rios Paraguai, Miranda, Aquidauana e Paraná, não devem receber volumes significativos de chuvas, portanto os níveis devem cair bastante”, prevê o especialista.

As condições do fenômeno La Ninã este ano deve registrar águas mais frias no Oceano Pacífico, favorecendo a falta de chuva e variação de no Estado. O clima pode dificultar colheitas de safra.

“Em resumo, outono deste ano será mais quente que os anos anteriores. Em todo o Estado a umidade relativa média máxima deve ficar próxima dos 65% pela manhã e, em média das mínimas, normalmente à tarde em torno dos 33%. Vai ocorrer valores mínimos abaixo dos 15% em maio e junho”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Justiça determina proibição de shows após as 22h em bar conceituado no Jardim dos Estados

‘Para lá, eu não volto’: criminoso morto em confronto com a polícia era considerado de alta periculosidade

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

Volume de chuva em Campo Grande fica 41% abaixo da média histórica

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

MS suspende produção de carne para os EUA e preço pode cair para consumidores no Estado

lei da reciprocidade

Relatada por Tereza Cristina, Lei da Reciprocidade é publicada em resposta ao ‘tarifaço’ de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

câmara projetos salário

Vereadores mantêm veto parcial a programa de combate a jogos de azar e aprovam 92 projetos

Últimas Notícias

Famosos

Após oficialização do divórcio, Virginia Fonseca volta a usar nome de solteira

Justiça determinou também a guarda e pensão dos três filhos do casal

Política

Moradores do Pantanal vão a Brasília pedir plano sobre onças rondando comunidades

Comunidades pantaneiras ainda querem debater com a ministra Marina Silva sobre pesca, incêndios florestais e unidades de conservação

Brasil

INSS: 339 mil beneficiários aderiram ao acordo de ressarcimento

Contestações podem ser realizadas até 14 de novembro

Cotidiano

Mutirão da Casa Rosa realiza 153 atendimentos gratuitos em Campo Grande 

Ação realizou consultas médicas e exames preventivos de câncer de mama e próstata