Pular para o conteúdo
Cotidiano

Outono será marcado por baixa umidade do ar e pode favorecer queimadas, alerta meteorologista

A estação de outono começa neste sábado (20), o fenômeno deve registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar, o que favorece a incidência de queimadas em Mato Grosso do Sul. O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. […]
Arquivo -

A estação de outono começa neste sábado (20), o fenômeno deve registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar, o que favorece a incidência de queimadas em . O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado.

Conforme o prognóstico, no início da estação, o clima deve reduzir as características do verão, com pancadas de isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.

“A redução das chuvas e das nuvens é mais pronunciada com a umidade relativa em queda principalmente à tarde. Ocorrem registros de temperaturas abaixo dos dez graus, ocasionando até formações de orvalho na relva e gramados, inclusive com geadas em locais serranos das regiões sudeste, sul e sudoeste do MS. Nas Regiões Sul, Sudeste, sudoeste e parte da região central, as temperaturas tornam-se mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas variando entre 09ºC a 16ºC, chegando a valores inferiores a 05ºC nos locais mais altos”, informa o relatório.

Ainda de acordo com a previsão, os meses de abril e maio serão caracterizados como os meses de intensa estiagem, com seca muito significativa em índices de chuva abaixo do ideal ou sem chuva totalmente.

“Provavelmente as queimadas devem aumentar significativamente. A região oeste, em Aquidauana, , Corumbá, Ladário, , podem sofrer intensa atividade seca. As bacias dos rios Paraguai, Miranda, Aquidauana e Paraná, não devem receber volumes significativos de chuvas, portanto os níveis devem cair bastante”, prevê o especialista.

As condições do fenômeno La Ninã este ano deve registrar águas mais frias no Oceano Pacífico, favorecendo a falta de chuva e variação de no Estado. O clima pode dificultar colheitas de safra.

“Em resumo, outono deste ano será mais quente que os anos anteriores. Em todo o Estado a umidade relativa média máxima deve ficar próxima dos 65% pela manhã e, em média das mínimas, normalmente à tarde em torno dos 33%. Vai ocorrer valores mínimos abaixo dos 15% em maio e junho”, finaliza.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Zelensky propõe novo encontro sobre cessar-fogo e troca de presos com Rússia

Motorista é preso após acidente com quatro carros no Coophavila

Mirassol atropela o Santos em noite pouco inspirada de Neymar e falhas críticas de marcação

Terminam na segunda inscrições para cursinho pré-vestibular da UFMS

Notícias mais lidas agora

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Morre idosa atropelada na Avenida Duque de Caxias em Campo Grande

Flávio Bolsonaro pede a Trump suspensão das tarifas, mas apaga post em seguida

Sob vaias, Vasco fica no empate com o Grêmio no Rio e vê pressão aumentar no Brasileirão

Últimas Notícias

Trânsito

Motociclista morre em acidente na Avenida Ceará, em Campo Grande

Bombeiros, Samu e polícia estiveram no local

Loterias

Mega-Sena acumula, mas 60 sul-mato-grossenses acertam quadra

Próximo sorteio será de R$ 33 milhões

Esportes

Ginástica rítmica: Brasil leva ouro inédito na Copa do Mundo, em Milão

Conjunto foi o melhor na disputa geral, com soma de notas em 2 séries

Emprego e Concurso

Abertas inscrições para seleção de administrativos da educação em Corumbá

Vagas são temporárias