Pular para o conteúdo
Cotidiano

Organização divulga tema do Dia Meteorológico Mundial deste ano

OMM (Organização Mundial de Meteorologia) escolheu como tema deste ano “O oceano, nosso clima e tempo“, para o Dia Meteorológico Mundial, comemorado no dia 23 de março. Em Mato Grosso do Sul, a influência do La Niña nos oceanos deve atrasar o volume de chuvas, logo, prejudicando colheita de safras em 2021. Segundo a meteorologista […]
Arquivo -

OMM (Organização Mundial de Meteorologia) escolheu como tema deste ano “O oceano, nosso clima e tempo“, para o Dia Meteorológico Mundial, comemorado no dia 23 de março. Em Mato Grosso do Sul, a influência do La Niña nos oceanos deve atrasar o volume de chuvas, logo, prejudicando de safras em 2021.

Segundo a meteorologista e coordenadora do (Cemtro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, os oceanos cobrem mais de 70% da superfície da terra e contém 97% de toda água do planeta. Dessa forma, os oceanos influenciam diretamente o clima e as condições meteorológicas, estabilizando as temperaturas, moldam a química atmosférica e interferem nos padrões de chuva em várias partes do .

“Como exemplo, podemos citar as atuações do El Niño e do La Niña que são fortemente monitorados, pois ambos interferem em condições climáticas e meteorológicos e aqui no MS não é diferente. Todas as análises requerem, inicialmente, o conhecimento da interferência do oceano na atmosfera para realizar uma estimativa de médio a longo prazo. No Estado, interferências de El Niño estão associadas a chuvas acima da média enquanto que a La Niña temos efeito oposto”, explica.

Conforme a especialista, em situações de neutralidade, quando as temperaturas do Oceano Pacífico Equatorial estão dentro da normalidade, os efeitos atmosféricos são mais continentais.

“Independente, as condições ocasionadas via interferência do oceano na atmosfera afetam a economia, a agricultura e podem provocar situações de desastres, tais como, secas e chuvas excessivas. Estudos oceânicos são extremamente importantes pois impactam a vida como um todo, sendo um tema de importância tanto para comunidade científica como à população em geral”, disse.

Em Mato Grosso do Sul, a previsão é que o fenômeno posso ser mais rigoroso nos meses de abril e maio, aumentando a incidência de queimadas. A estação de outono começa neste sábado (20), podendo registrar passagem de massa de e baixa umidade relativa do ar

O meteorologista Natalio Abraão Filho alerta que a recomendação de novamente restringir o uso de queimadas, controlas ou não, no Estado. O prognóstico indica que no início da estação, o clima deve reduzir as características do verão, com pancadas de chuva isoladas nos fins de tarde, rajadas de vento e trovoadas. Com o passar das semanas, as condições de tempo mudam, começando período mais frio durante a manhã, sem chuva e maior frequência de nevoeiros.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Brasil goleia Uruguai por 5 a 1 e garante vaga na final da Copa América e Olimpíadas 2028

Grêmio vence o Fortaleza com 2 gols e reage no Brasileirão

Tsunami atinge Rússia após terremoto e alertas chegam ao Japão, EUA, Chile e Equador

MC Livinho sofre acidente de moto, perfura pulmão e é internado em UTI em São Paulo

Notícias mais lidas agora

Amante diz que jogou corpo de mulher em vala em Terenos após entrar em surto

VÍDEO: Comitiva brasileira entrega cartas mostrando o que os EUA perdem com tarifaço de Trump

Em abril, membros do MPMS comemoram escolha de Alexandre Magno (esq.) para indicação ao CNMP, que já tem de MS o procurador Paulo Passos (centro) (Acervo público da Assecom/MPMS)

CNMP valida desculpas para nota zero de transparência no MPMS, alerta especialista

Botafogo abre vantagem sobre o Red Bull Bragantino com vitória de 2 a 0

Últimas Notícias

Política

Pressão dos EUA sobre petróleo russo domina agenda com senadores brasileiros

Do MS, Nelsinho Trad e Tereza Cristina destacam engajamento bipartidário e avanço técnico nas negociações em Washington

Polícia

Atentado a tiros na fronteira tinha brasileiro como alvo

Pistoleiros se passaram por agentes da polícia paraguaia

Polícia

‘Ele é quem sofria agressões’: mulher é indiciada por falsa denúncia de violência doméstica

Relacionamento teria terminado porque mulher traía companheiro na casa da família, quando ele e a filha do casal estavam ausentes

Cotidiano

Mega-Sena acumula e duas apostas de MS levam R$ 67 mil da quina

Prêmio estimado para próximo sorteio é de R$ 76 mil