Operação ‘Volta às Aulas’ tem reforço de seguranças nas escolas e terminais em Campo Grande
Guarda Municipal remanejou parte do efetivo para rondas preventivas
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com o retorno das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Campo Grande nesta segunda-feira (26), a Guarda Municipal retomou a operação ‘Volta às aulas’ nas escolas do município.
O secretário de segurança e defesa social, Valério Azambuja, destacou que houve o remanejamento de 80 guardas que estavam em outras funções. “Foram cedidos para reforçar a segurança nas escolas”, disse, complementando que eles também irão atuar nos terminais de ônibus, já que muitos estudantes utilizam o transporte público. A presença da Guarda nos terminais será reforçada nos horários de pico: entre 6h e 7h30, entre 12h e 13h30 e das 17h às 19h.
O objetivo da operação é auxiliar no trânsito em frente às escolas e também na segurança da região, com rondas preventivas, além de assegurar o corpo técnico da escola. “Esse trabalho era feito antes da pandemia, mas não estávamos fazendo porque não havia aula. Aumentamos em 15% o efetivo”, declarou.
Secretário de segurança, Valério Azambuja – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax
Preocupação com a biossegurança
O grande desafio do retorno às aulas presenciais é em relação aos cuidados contra a covid-19. Neste quesito, as escolas se prepararam para receber os alunos com segurança.
A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a volta dos alunos nas 202 escolas. “É um retorno importante e dia histórico depois de 1 ano e 4 meses de aulas remotas”, pontuou.
Na Escola Municipal Professora Oliva Enciso, no Bairro Tiradentes, o professor Vilmar Balbueno comentou que o retorno dos alunos foi tranquilo. Conforme o docente, as medidas de biossegurança foram definidas em conjunto com os responsáveis, inclusive com cartilha de orientação aos pais.
Nesta segunda-feira, retornaram alunos do 6º ao 9º ano. Na próxima semana, será a vez do 1º ao 5º ano e, depois, voltam as crianças da educação infantil.
Distanciamento e uso de máscara em salas de aula com poucos alunos – Foto: Henrique Arakaki / Midiamax
Tudo foi preparado para tranquilizar os pais de alunos. Logo na entrada, há aferição de temperatura e álcool em gel. A merenda é separada e fechada para cada aluno, assim como é solicitado que cada estudante leve sua própria garrafinha para beber água.
Todos usam máscaras e o distanciamento é respeitado dentro das salas. Não há recreio para interação das crianças nem aulas de educação física. Ainda, um servidor é responsável por higienizar as fechaduras com álcool.
No caso de algum aluno ser detectado com temperatura acima de 37ºC, ele fica separado no pátio e, após um tempo, volta a ser aferida a temperatura. Se nova aferição der temperatura alta novamente, os pais são chamados para buscá-lo e a sala dele é isolada por 14 dias.
Notícias mais lidas agora
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
- Semadur admite que constatou irregularidades em bar que virou pesadelo para moradores no Jardim dos Estados
- Dono de espetinho preso por vender carne em meio a baratas e moscas é solto com fiança de R$ 1,4 mil
Últimas Notícias
VÍDEO: Agente de saúde parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
Ladrão foi embora sem celular roubado, sem veículo e todo rasgado
Só corre! Bazar beneficente da Breshop terá 10 mil peças de marca a partir de R$ 5
Evento ocorrerá no próximo dia 15 de dezembro, das 8h às 15h, em Campo Grande
Abraçada a pelúcia, filhote de macaco-prego recebe cuidados intensivos no CRAS após morte da mãe
Bebê chegou com ferimentos leves provocados por um choque e uma fratura exposta na mão direita
Censo Moradias revela disparidade social na fronteira e aldeias de Mato Grosso do Sul
Diferente do restante do Estado, indígenas tem menos acesso à internet e máquina de lavar roupa
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.