Na correria dos dias atuais, olhar para o céu pode gerar algumas recompensas. Além do brilho das estrelas, será possível observar fenômenos no mês de novembro.

Preparem os telescópios, as câmeras fotográficas ou simplesmente seus olhos e fique ligado nos principais eventos astronômicos de novembro.

Chuva de meteoros

Como todos os anos, quando a órbita da Terra passa perto dos restos de gelo, poeira e partículas que os cometas perdem após sua última aproximação do Sol, ocorrerá o fenômeno conhecido como “chuva de meteoros” ou “estrela-cadente”.

Na realidade, consiste na passagem de meteoros pela atmosfera. Quando queimados, eles produzem o conhecido efeito visual, linhas de luz que cruzam o céu. Se sobrevivem e chegam ao solo, as rochas são chamadas de meteoritos.

Essas chuvas podem ser vistas em quase qualquer lugar do mundo, em lugares com pouca iluminação artificial e uma ampla faixa de horizonte.

Os dias para apreciar as diferentes chuvas de meteoros, que recebem os nomes das constelações em que são geradas, serão os seguintes:

5 de novembro: Taurídeos do Sul.
12 de novembro: Taurídeos do Norte.
17 de novembro: Leônidas.
19 de novembro: Geminidas.

Eclipse

Eclipse lunar parcial (19 de novembro): Eclipses como este ocorrem quando a Lua passa parcialmente pela sombra da Terra (penumbra) e apenas parte do satélite passa pela sombra mais escura (umbra).

Será visível no México, América Central e na parte mais noroeste da América do Sul (infelizmente não no Brasil), em certas partes da Colômbia, e Peru. Também nos EUA, Canadá e leste da Rússia.