Cotidiano

Oito pacientes com covid serão transferidos de Dourados para Rondônia nesta sexta

Os pacientes devem ir para Campo Grande e então embarcarão em um avião da FAB que viajará até Porto Velho

Gabriel Neves Publicado em 03/06/2021, às 20h31

Pacientes e familiares autorizaram a transferência.
Pacientes e familiares autorizaram a transferência. - (Foto: Arquivo/Midiamax)

Oito pacientes internados com covid-19 em Dourados serão transferidos para Porto Velho (RO) nesta sexta-feira (4). A transferência está sendo coordenada de forma conjunta pela Central de Regulação Estadual, Sems (Secretaria Municipal de Saúde) e a Funsaud.

De acordo com a prefeitura municipal, os pacientes sairão de Dourados por volta das 6h com destino a Campo Grande, onde embarcarão num voo da FAB (Força Aéreas Brasileira), previsto para 11h.

O transporte de Dourados até a Capital será feito por ambulâncias do município, tripuladas com médico e enfermeiro, do tipo UTI móvel, com recursos para manter o paciente estável.

Segundo informações da Central de Regulação Municipal, os pacientes tem entre 29 e 79 anos, e foram escolhidos seguindo critérios médicos e parâmetros estabelecidos pela regulação, pois precisam ter condições de suportar, sem riscos, uma viagem aérea.

Todos são de Dourados e estão na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e são pessoas, que segundo os médicos, têm melhor prognóstico de recuperação da Covid, entretanto, precisam de um leito semi-intensivo.

Os pacientes e seus familiares autorizaram a transferência. Nesta quinta-feira (3), segundo a Central de Regulação, Dourados está com 46 pessoas na fila de espera por uma UTI.

Jornal Midiamax