Cotidiano

Obras de implantação de esgoto começam nesta sexta na Vila Nasser, Nova Campo Grande e Rita Vieira

A expectativa é que a implantação chegue a 25 mil moradores de Campo Grande

Karina Campos Publicado em 16/04/2021, às 11h25 - Atualizado às 11h26

None
(Foto: Divulgação/Águas Guariroba)

A Águas Guariroba divulgou, nesta sexta-feira (16), o início das obras de implantação da rede de coleta de esgoto nas regiões dos bairros da Vila Nasser, Nova Campo Grande e Rita Vieira. A estimativa é de que as obras beneficiem mais de 22,7 mil moradores com a implantação de mais de 73,8 mil metros na rede.

Equipes da concessionária estão executando as obras nas principais ruas de cada região. O objetivo das obras é aumentar cada vez mais as ações de modernização e ampliação na rede de coleta de esgoto em Campo Grande, ampliando o acesso ao saneamento.

“As obras de implantação representam os investimentos da concessionária voltados para a ampliação dos serviços de coleta e tratamento de esgoto em Campo Grande, garantindo o bem-estar e os serviços de saneamento básico em cada residência da região”, disse Gabriel Martins Buim, diretor-executivo da Águas Guariroba.

Na região da Rita Vieira, as obras de ampliação chegam à casa de 12,7 mil pessoas com a implantação de 40 mil metros de extensão de rede de esgoto. Para Yara Alves de Freitas, presidente da Associação de Moradores do bairro Rita Vieira, a tão aguardada implantação da rede de esgoto na região valoriza os novos e antigos imóveis no bairro.

“A chegada do esgoto em nosso bairro representa diretamente a melhoria em nossa região. É uma necessidade que vínhamos discutindo há cerca de 10 anos e hoje tornou-se uma realidade. Durante esse período, tivemos reuniões com a Aguas Guariroba e agora com chegada do esgoto, representa a saúde e também a valorização no setor imobiliário, já que o bairro conta com novos condomínios e casas na região”, afirma Yara.

Já na região da Vila Nasser, serão implantados 7,8 mil metros de extensão de rede, enquando no Nova Campo Grande 26 mil metros. Também integra o cronograma de obras, a implantação de 12 mil metros de rede de esgoto na região do Aero Rancho, beneficiando mais de 3 mil pessoas.

“Com o decorrer do tempo, a região da Nova Campo Grande foi se expandindo, ampliando o número de casas compartilhadas em um terreno. Esse crescimento nos fez pensar sobre a estrutura dos serviços de saneamento, em especial a coleta de esgoto. Estivemos em reuniões na sede da Águas Guariroba buscando uma solução para a ampliação da rede de esgoto no bairro. E com o anúncio das obras de implantação de rede, acendeu uma pontada de esperança nos moradores, já que com o asfalto virá junto a tão aguardada rede de esgoto”, ressalta Fabia Britez, moradora no bairro Nova Campo Grande e coordenadora do Movimento Solta a Voz Nova Campo Grande.

As obras de ampliação da rede de esgoto fazem parte de um cronograma de melhoria e modernização dos serviços de saneamento da Águas Guariroba na Capital, que conta atualmente com a disponibilidade com mais de 80% de cobertura da de rede de esgoto na cidade, sendo que 100% do que é coletado recebe tratamento adequado antes de voltar para o meio ambiente.

Jornal Midiamax