Marcelo Bertoni assumiu, na terça-feira (17), a presidência do sistema Famasul (Federação da e Pecuária de Mato Grosso do Sul) e declarou que sua gestão — no triênio 2021-2024 — será marcada por três pilares: “Fortalecimento institucional, qualificação de mão de obra e sustentabilidade no campo”.

Ainda durante seu discurso, Bertoni pontuou que “melhorar a vida das pessoas do meio rural e contribuir para o desenvolvimento da agropecuária é o que nos move”.

Ele assumiu o cargo que era ocupado por Maurício Saito, que agora assume a vice-presidência. “Estar à frente desta instituição é assumir o desafio de manter o nível de atuação e comprometimento das demandas do setor e continuar contribuindo para a agropecuária sul-mato-grossense”.

Nova gestão

A nova gestão tem Mauricio Saito como vice-presidente, Frederico Stella como diretor-tesoureiro e Claudio George Mendonça como diretor-secretário. A diretoria é composta pelos presidentes de sindicatos rurais de Maracaju, Fabio Olegário Caminha, e Miranda, Massao Ohata, como 2° e 3° secretários, e André Cardinal Quintino, de Ponta Porã, e a vice-presidente de Três Lagoas, Stéphanie Ferreira Vicente, como 2° e 3° tesoureiros.

Já o conselho fiscal é formado pelos presidentes Jefferson Doretto de Souza, de Bonito, Henrique Mitsuo Vargas Ezoe, de Rio Negro, e Telma Menezes de Araújo, de Nova Alvorada do Sul.

Sobre o novo presidente da Famasul

Produtor rural desde 1989, Marcelo Bertoni foi um dos fundadores do MNP Jovem (Movimento Nacional dos Produtores), em 1994 e 1995, e diretor-secretário da ACRIVAN (Associação dos Criadores do Vale do Aquidaban e Nabileque) entre 2008 e 2010.

De 2011 a 2016, exerceu o cargo de diretor-presidente no Sindicato Rural de Bonito, sendo vice-presidente, entre 2017 e 2019, e delegado e representante efetivo como o 1° secretário até 2021.

Foi eleito diretor-tesoureiro do Sistema Famasul para o triênio 2018/2021, com forte atuação nas pautas voltadas à sustentabilidade, sendo titular da Câmara Técnica de Conservação de Solo e Água, da Comissão Nacional de , do Comitê Estadual do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal, do Conselho Estadual de Controle Ambiental (CECA) e da Frente Parlamentar de Unidade de Conservação. Compõe o Comitê da Bacia Hidrográfica do (CBH-Miranda), o Conselho Consultivo do Parque Nacional da Serra da Bodoquena (CCPNSB), e o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Bonito (CONDEMA).