Cotidiano

Novo portal permite emissão de certidão de débitos de forma online e gratuita em Campo Grande

Antes, era preciso ir até a Central do Cidadão e pagar R$ 25

Mylena Rocha Publicado em 04/05/2021, às 12h14

None
Divulgação/PMCG

A Prefeitura de Campo Grande desenvolveu o ‘Portal de Certidões’ e agora os contribuintes que precisam emitir certidões negativas de débitos não precisam mais sair de casa ou pagar pelo serviço. No portal, os serviços que antes eram cobrados e feitos presencialmente, são gratuitos e online. 

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) explica que o objetivo é modernizar e desburocratizar. “Neste momento em que vivemos uma pandemia, o lançamento de um portal como este se torna ainda mais importante. Sabemos da dificuldade das pessoas tanto em pagar por serviços públicos, como em ter que se locomover para poder realizá-los”, diz.

O secretário municipal de Finanças e Planejamento, Pedro Pedrossian Neto, ressalta que o desenvolvimento do Portal é mais uma meta cumprida. “Antes era necessário ir até a Central do Cidadão, muitas vezes, enfrentar fila, pagar R$ 25,32 por certidão, e somente depois, do pagamento da guia, sair com o documento em mãos. O que antes a pessoa levava uma, duas horas, ou até mais, agora é feito em questão de minutos no conforto da própria casa”, frisa.

O diretor-presidente da Agetec (Agência Municipal de Tecnologia da informação e Inovação), Paulo Fernando Cardoso, conta que desde que a gestão assumiu em 2017 vem trabalhando para lançar produtos tecnológicos para facilitar a vida do cidadão.

Para retirar as certidões é preciso acessar o site, fazer o cadastro no portal e escolher o serviço desejado. No portal é possível retirar certidões negativas de serviços da Prefeitura para pessoa física, jurídica e imobiliário. Ainda no Portal é possível verificar a autenticidade das certidões emitidas clicando no ícone “Verificar Autenticidade” e digitando o número da certidão e do código de autenticidade que está escrito na própria certidão.

(com informações da PMCG)

Jornal Midiamax