Pular para o conteúdo
Cotidiano

Novembro Azul é marcado por exames gratuitos e campanhas de conscientização em MS

Em Mato Grosso do Sul estão previstos 1.240 casos novos em 2022
Arquivo -

 O mês de novembro é marcado internacionalmente por ações em alusão ao , mês de conscientização para a importância do diagnóstico e prevenção do câncer de próstata. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata é o mais incidente nos homens, atrás apenas do câncer de pele. Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer que atinge mais idosos, já que cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

A previsão é de 65.840 novos casos desse tipo no País e em estão previstos 1.240 casos novos em 2022. Quando diagnosticado e tratado no início, a chance de cura é de 90%. O Estado também tem uma das mais altas taxa de incidência segundo o INCA, com 88,37 casos para cada 100 mil habitantes.

O movimento que incentiva ações voltadas à saúde do homem será intensificado em -MS com várias campanhas. Uma delas está sendo realizada pelo Hospital de Câncer de Campo Grande- Alfredo Abrão, que realizará gratuitamente 100 exames PSA (sangue) em homens na faixa dos 50 aos 75 anos por dia. A ação começa a partir da partir da próxima segunda-feira (8).

“O Novembro Azul é importantíssimo para divulgar os tratamentos contra o câncer de próstata e a gravidade da doença”, disse o urologista Marcelo Vila médico, do HCAA

Para fazer o exame é preciso estar em jejum de 4 horas, sem relação sexual por 72h, e fazer o exame. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada, mediante a distribuição de senhas (100 por dia), a partir das 7h. Casos suspeitos serão investigados, e, se detectados, serão encaminhados para tratamento.

“É preciso que os homens vão voluntariamente fazer os exames como forma de prevenção e que não esperem sintomas”, reforça Marcelo.

Mais ações

Segundo Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a campanha do Novembro Azul está sendo realizada diariamente em 72 unidades de saúde de Campo Grande com exames PSA, além de ultrassom de próstata e bexiga.

Próstata Glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino produzindo (secretando) um líquido que se junta à secreção da vesícula seminal para formar o sêmen (esperma) e auxilia no transporte dos espermatozóides. Ela é um órgão muito pequeno (formato de castanha) e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada.

Câncer de próstata

É um tumor que se desenvolve quando as células da glândula da próstata se multiplicam e crescem descontroladamente. Riscos Fazem parte do homens que:

– Possuem histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão com câncer de próstata antes dos 60 anos); • Homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer; • Obesidade; •Exposições a aminas aromáticas (comuns nas indústrias química, mecânica e de transformação de alumínio) arsênio (usado como conservante de madeira e como agrotóxico), produtos de petróleo, motor de escape de veículo, hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), fuligem e dioxinas estão associadas ao câncer de próstata (*fonte Inca).

Sintomas

Em estágio inicial o câncer de próstata geralmente não causa sintomas, por isso é importante consultar-se com um médico e realizar os exames periodicamente. Mas deve-se ficar atento a alguns sintomas como:

– Dor ou ardor durante a micção; •Dificuldade em iniciar e manter um fluxo constante de urina; fluxo urinário fraco/interrompido; micção excessiva durante a noite, micção frequente ou incontinência; •Disfunção erétil, impotência; •Sangue na urina ou no esperma; •Perda do controle da bexiga ou intestino devido a pressão do tumor sobre a medula espinhal. •Se a doença se disseminou, o homem pode apresentar sintomas como dor nas costas, quadris, coxas, ombros ou outros ossos.

*É importante ressaltar que outras doenças e também benignas da próstata, como hiperplasia prostática, podem apresentar os mesmos sintomas. Por isso é importante procurar um médico especialista para fazer o diagnóstico correto. Quanto mais cedo procurar o médico e fazer tratamento, maior é a chance de cura.

Exames

Os exames mais utilizados atualmente são:

– PSA-É um exame de sangue comum que avalia o hormônio PSA (Antígeno prostático específico) é uma substância produzida pelas células da glândula prostática. A maioria dos homens saudáveis ​​têm níveis menores de 4 ng/ml de sangue. A chance de um homem desenvolver câncer de próstata aumenta proporcionalmente com o aumento do nível do PSA.

– Toque retal–Com este exame o médico pode avaliar o tamanho da próstata através do toque retal, que pode ficar maior e mais dura quando ocorre alguma inflamação. Este exame é muito rápido e causa apenas um leve desconforto.

– Ultrassonografia– A ultrassonografia ou ecografia da próstata é feita para avaliar o tamanho desta glândula e identificar alterações na sua estrutura.

Tratamento

Caso a doença seja comprovada, o médico pode indicar radioterapia, cirurgia ou até tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Empresários pagavam propina de 5% para ex-servidores da SED fraudarem licitações milionárias

Famosa apoia abaixo-assinado contra Virginia na Grande Rio

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Mulher sofre suspeita de fratura no nariz após ser agredida pelo ex-companheiro

Notícias mais lidas agora

sed operação reinaldo

Licitações da gestão de Reinaldo na SED-MS foram alvo de quatro operações da PF por fraude

sed

LISTA: Alvos da PF vão de empresários a ex-servidores da SED em MS

pedagio br 163 rodovia ccr antt duplicação

ANTT defende reduzir duplicação para não subir pedágio da BR-163

Consulta ao maior lote do Imposto de Renda da história será aberto nesta sexta-feira

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Exposição itinerante destaca trajetória da urbanista corumbaense Carmen Portinho

Exposição será realizada na Casa de Cultura, em Campo Grande

Polícia

Acusado de matar Alex golpeado com pedaços de concreto é condenado a 13 anos de prisão

Marcos também foi condenado ao pagamento de R$ 10 mil de indenização aos sucessores de Alex

Polícia

Idoso tem a perna esmagada ao ser atropelado por caminhão da Solurb no Danúbio Azul

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros

Cotidiano

Hospital de Amor realiza exames gratuitos de mamografia em shopping na Capital 

Ação acontece nos dias 4 e 5 de junho