Pular para o conteúdo
Cotidiano

Nova cloroquina? Saiba o que é proxalutamida, remédio defendido para tratamento da covid

Medicamento foi defendido por Bolsonaro e Anvisa aprovou estudo
Arquivo -

De uma hora para outra, as buscas nos mecanismos de pesquisa pelo medicamento ‘proxalutamida’ saltaram no Brasil. Todos querem saber sobre o medicamento que tem sido apontado como a ‘nova cloroquina’, já que teve o uso defendido pelo presidente Jair Bolsonaro mesmo ainda sem comprovação científica. Na segunda-feira (19), a (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a realização de um estudo para avaliar a eficácia do medicamento no tratamento da Covid-19. 

Mas, afinal, que remédio é esse? A proxalutamida é indicada no tratamento de pacientes com câncer. Conforme a bula, o medicamento impede que células do corpo reconheçam os hormônios andrógenos. Diferente da cloroquina e ivermectina, o medicamento ainda não é registrado no Brasil e não é usado em nenhum tratamento, e ainda está sendo estudado para casos de câncer de mama e próstata. 

Ainda não há dados sobre o desempenho do remédio para combater o coronavírus no organismo. Em nota, a Anvisa divulgou, na segunda (19), que foi autorizada a realização de estudo clínico para avaliar a segurança e eficácia da proxalutamida na redução da infecção viral e o processo inflamatório causado pelo coronavírus. Será um estudo em fase III, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo. 

A avaliação será feita em participantes ambulatoriais do sexo masculino com Covid-19 leve a moderada. “O estudo é patrocinado pela empresa Suzhou Kintor Pharmaceuticals, sediada na China, e será realizado na Alemanha, Argentina, África do Sul, Ucrânia, México, Estados Unidos e Brasil, onde participarão 12 voluntários do estado de Roraima e outros 38 de São Paulo”, informou a Agência. 

Medicamento é defendido por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro falou sobre a proxalutamida logo ao receber alta do hospital, no domingo (18). Bolsonaro falou sobre o medicamento como uma nova aposta para combater a covid. “Tem uma coisa que eu acompanho há algum tempo, e nós temos que estudar aqui no Brasil. Chama-se proxalutamida. Já tem uns três meses que isso aí… Não está no mercado, é uma droga ainda em estudo, sendo estudada”, disse.

Não é a primeira vez que o presidente fala sobre o medicamento, ainda sem eficácia comprovada – mas, que diferente da cloroquina e ivermectina, ainda não foi descartada como ineficaz. A proxalutamida começou a ser defendida como um possível tratamento para Covid-19 em março. 

Em abril, o presidente Bolsonaro citou o medicamento, que seria utilizado contra covid em outros países. O filho do presidente, o deputado federal (PSL) também já falou sobre o medicamento em suas redes sociais. 

Nova cloroquina?

Por ter sido defendida pelo presidente Bolsonaro, a proxalutamida tem sido apontada como a ‘nova cloroquina’. Isso acontece porque não é a primeira vez que o presidente defende um medicamento no tratamento do coronavírus sem uma comprovação científica. 

Desde o início da pandemia, Bolsonaro defendeu o uso da cloroquina e ivermectina no tratamento e até tratamento precoce do coronavírus. A compra e distribuição dos medicamentos do chamado ‘kit covid’, sem eficácia comprovada, são investigadas na CPI da Pandemia. 

Na semana passada, o Ministério da Saúde admitiu que os remédios do ‘kit covid’ são ineficazes contra o coronavírus. “Alguns medicamentos foram testados e não mostraram benefícios clínicos na população de pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados, sendo eles: hidroxicloroquina ou cloroquina, azitromicina, lopinavir/ritonavir, colchicina e plasma convalescente. A ivermectina e a associação de casirivimabe + imdevimabe não possuem evidência que justifiquem seu uso em pacientes hospitalizados, não devendo ser utilizados nessa população”, diz documento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Carro ocupado por quatro pessoas cai de ponte em Bonito; ninguém ficou ferido

Últimas Notícias

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira 

Polícia

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

A vítima chegou a ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos