Pular para o conteúdo
Cotidiano

No ritmo atual, Campo Grande prevê vacinar toda população acima de 18 anos contra Covid em até 4 meses

Com chegada de novas remessas de doses, prefeitura está otimista com imunização de 90 a 120 dias
Arquivo -

Vacinando até 1,2% da população por dia, pode imunizar toda a população acima de 18 anos contra em até 90 dias. “Se a gente mantiver esse ritmo, de 90 a 120 dias a gente faz”, diz o secretário de Saúde, José Mauro Filho, sobre a vacinação.

Remessas com grandes quantidades de vacinas e intensificação da aplicação de doses até às 22h são fatores que ajudam a Capital a avançar na campanha. Assim, considerando apenas a vacinação contra Covid-19, Campo Grande conseguiria vacinar todos acima de 18 anos antes do prazo estipulado anteriormente: novembro.

“Acho que pelo menos a primeira dose e grande parte da segunda”, detalha o secretário. Nesta quinta-feira (6), Campo Grande abriu a vacinação para pessoas de 35 anos com comorbidades.

Cada vez mais faixas etárias são incluídas na vacinação de pessoas com comorbidades. Além disso, nesta quinta-feira (6), a Capital abriu cadastro para pessoas a partir de 18 anos com e sem comorbidades.

No ritmo atual de chegada de vacinas e aplicações, em até duas novas remessas pessoas acima de 18 anos com comorbidades podem ser vacinadas. Para isso, José Mauro destaca que é preciso ver o encaminhamento da vacinação nos grupos já abertos e espera “que a gente chegue a 18 anos nas próximas duas remessas”.

Preocupação com a 2ª dose

Apesar de otimista, o secretário pede cautela e reforça que a informação depende de muitos fatores. Porém, destaca que a “preocupação agora é a D2, da Coronavac”.

Campo Grande e pelo menos outras nove capitais brasileiras estão com a aplicação da segunda dose da Coronavac paralisadas. Assim, a cidade e o Estado aguardam novas doses, previstas para chegarem até o final de semana.

Atualmente, a entrega das doses é realizada pelo Ministério da Saúde. No entanto, é preciso que o Instituto fabrique as vacinas e entregue para o PNI (Plano Nacional de Imunização). A barreira que causa o atraso é a falta de insumos, ou seja, matéria-prima para a fabricação dos imunizantes.

Enquanto isso, aproximadamente 50 mil pessoas esperam a segunda dose da Coronavac na Capital. O número foi estimado pelo secretário da Saúde de Campo Grande, ao Jornal Midiamax.

Público geral

Com a vacinação de pessoas com comorbidades, Campo Grande poderá se preparar para abrir a vacinação para o público geral. De acordo com o secretário, o último grupo a ser vacinado sem comorbidades foram os idosos de 60 anos.

“Então a gente vai terminar as comorbidades e os grupos prioritários, e aí a gente deve ter uma outra orientação para que venha por idade linear ou algum outro grupo prioritário”, explica. Essa orientação deverá ser dada pelo Ministério da Saúde.

Sobre o ritmo e as variantes da vacinação acelerada, o secretário disse que “se não recebessemos vacinas hoje, hoje mesmo já estaríamos sem imunizantes”. Porém, “como vai chegar, a gente vai ampliar o público ao invés de parar”.

Assim, ele destaca que “se mantiver esse ritmo, se ele for mantido, a gente consegue vacinar”. No entanto, ressalta que “tudo depende, são muitas variantes que podem acontecer para que a gente consiga vacinar”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

MSVia abre vagas para diversos setores em MS, com oportunidades para PcDs

Inspeções em Ponta Porã e Paraguai devem destravar aeroporto binacional na fronteira

Dólar continua caindo e chega a R$ 5,52

SC: Seis advogados são presos por suspeita de lesar mais de mil idosos

Notícias mais lidas agora

MS alega na Justiça que chineses receberam incentivos para megaindústria, mas abandonaram área

Tarifaço dos EUA: Nelsinho Trad diz que comitiva não tem prerrogativa para negociar

TAMANDUA ENFRENTA ONÇAS NO PANTANAL

Desfecho impensável: tamanduá se recusa a virar comida e enfrenta 3 onças no Pantanal

Entidades de MS integram carta com 90 assinaturas por sanção integral do Licenciamento Ambiental

Últimas Notícias

Conteúdo de Marca

Um guia para iniciantes sobre RTP em cassinos online

Se você já jogou em algum caça-níquel online, jogou roleta ou se arriscou num blackjack, provavelmente já se deparou com esse tal de RTP. Mas afinal, o que esse termo quer dizer e por que ele importa tanto para quem curte apostar? Na prática, entender como o RTP funciona pode te ajudar a gastar menos … Continued

Polícia

Ao sacar dinheiro, idosa cai no golpe do ‘chupa-cabra’ na Vila Bandeirantes

A vítima teve a conta bancária zerada pelos golpistas que estavam em Campo Grande

Cotidiano

Enem 2025: Mato Grosso do Sul tem 57 mil candidatos inscritos no exame

O estado com maior número de inscritos é São Paulo, com mais de 750 mil inscrições

Polícia

Condenada por matar rival a facadas é presa no Buriti em Campo Grande

Fernanda Rosa dos Santos foi condenada em abril de 2024, mas estava foragida desde março deste ano