O Botafogo, que já havia conquistado o acesso e o título, terminou a edição 2021 da segunda divisão com 70 pontos. O Guarani, que ainda sonhava com o acesso, acabou em sexto lugar, com 60 pontos, a quatro do G-4, a zona de classificação para a primeira divisão.

O primeiro tempo de Botafogo e Guarani pecou em emoção. Os clubes não criaram e nem mesmo jogaram. Destaque negativo para o volante Índio que conseguiu ser expulso em seis minutos entre um cartão e outro. O jogador do Guarani foi amarelado aos 30 minutos por segurar Marco Antônio. Aos 36, ele recebeu mais um amarelo e o vermelho do árbitro paranaense Rodolpho Toski Marques por falta dura em Warley.

No segundo tempo, o Guarani abriu o marcador logo no primeiro minuto. Andrigo bateu falta na segunda trave e Ronaldo Alves cabeceou no contrapé de Diego Loureiro para estufar o barbante botafoguense.

O Botafogo não desistiu e foi em busca do empate. Aos 24 minutos, Ronald achou Marco Antônio na grande área. O atacante bateu de perna esquerda, a bola desviou e enganou Gabriel Mesquita.

Aos 34 minutos veio a virada. Carlinhos foi até a linha de fundo e cruzou para Rafael Navarro testar firme e fazer o segundo gol do Botafogo. Cinco minutos depois, porém, o Guarani deixou tudo igual em cabeçada forte de Lucão do Break na marca da cal.