No Dia Mundial da Água, cerca de 32 tipos de agrotóxicos são encontrados no Rio Dourados
No Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira (22), a Embrapa Agropecuária Oeste divulgou uma pesquisa de monitoramento de resíduos no Rio Dourados, em Mato Grosso do Sul. O estudo que durou um ano encontrou cerca de 32 tipos diferentes de agrotóxicos na bacia da região. Conforme a pesquisa feita entre 10 dezembro de 2019 e […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No Dia Mundial da Água, nesta segunda-feira (22), a Embrapa Agropecuária Oeste divulgou uma pesquisa de monitoramento de resíduos no Rio Dourados, em Mato Grosso do Sul. O estudo que durou um ano encontrou cerca de 32 tipos diferentes de agrotóxicos na bacia da região.
Conforme a pesquisa feita entre 10 dezembro de 2019 e 11 de dezembro de 2020. O trabalho é da equipe do Laboratório de Análises Ambientais., os compostos selecionados foram estabelecidos com base no volume de comercialização de cada princípio ativo no Estado, como no uso nas culturas de soja, cana-de-açúcar e milho e a previsão legal dos valores máximos permitidos em agua superficial estabelecidos nas legislações estadual e federal.
De 45 tipos de agrotóxicos e produtos de degradação, 32 foram encontrados nas amostras da água, sendo 70% de frequência de ocorrência igual dos compostos analisados. De acordo com o pesquisador Rômulo Penna Scorza Júnior, a amostra aponta apenas componentes da atrazina da mais próxima ao valor máximo permitido pela legislação brasileira.
“Os compostos mais frequentes nas amostras analisadas foram a deetilatrazina (DEA), 2-hidroxiatrazina, atrazina. Os resultados servem como um diagnóstico do nível de exposição do rio aos agrotóxicos utilizados nos principais sistemas de produção da região em estudo, fornecendo dados técnicos-científicos para aprimoramento de políticas e para o processo de avaliação do risco ambiental de agrotóxicos pelas autoridades regulatórias, subsídio na definição de medidas mitigatórias para atenuação da problemática como o transporte dos agrotóxicos para as águas superficiais, entre outros. ”, explica.
O estudo deve auxiliar em ações e medidas de racionalização do uso de agrotóxicos nos sistemas de produção predominantes na bacia, além de ajudar na recomposição das matas ciliares nas margens do rio, incentivo ao uso de insumos biológicos.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
Loterias: Quina e Lotofácil têm ganhadores do prêmio total
O próximo sorteio de ambas será realizado amanhã, dia 27 de dezembro
Exército nega irregularidade em visitas a presos no Inquérito do Golpe
O Exército negou, nesta quinta-feira (26), irregularidades nas visitas de familiares e advogados aos presos no inquérito que apura a tentativa de instauração de um golpe de Estado no país após as eleições de 2022. As explicações foram enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o ministro Alexandre de Moraes pedir que a corporação informe…
Rapaz sofre ameaça ao cobrar mais de um mês de aluguel atrasado no Jardim Centenário
Tanto a vítima quanto o autor foram encaminhados para a Depac Cepol
Zé Rafael frustra planos do Santos ao indicar permanência no Palmeiras
O Fluminense, outro clube interessado no jogador, também viu suas investidas frustradas
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.