No dia dos auditores fiscais, resgates de trabalho escravo em MS são relembrados
No último ano, o número de trabalhadores resgatados de trabalhos análogos à situação de escravidão subiu em Mato Grosso do Sul.
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No último ano, o número de trabalhadores resgatados de trabalhos análogos à situação de escravidão subiu em Mato Grosso do Sul. Nesta quinta-feira (28), será comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo e o dia do Auditor Fiscal.
Maior parte desses resgates foram realizados em: produção de carvão vegetal, cultivo de cana-de-açúcar, criação de bovinos para corte, comércio varejista, cultivo de milho, supressão vegetal e mineração. Desde 2009 os auditores fiscais do trabalho são lembrados e homenageados nesta data. De acordo co a SRTb-MS (Superintendência Regional do Trabalho no Mato Grosso do Sul), não serão realizados eventos presencias de comemoração devido à pandemia do coronavírus.
Assim, o superintendente do Trabalho no MS, Jaber Cândido, ressaltou o melhor desempenho da equipe em 2020, comparado ao ano de 2019. Além disto, foi lembrado que o Gefm (Grupo Especial de Fiscalização Móvel) completa, em 2021, 26 anos de existência.
Além dele, também fazem parte das operações de resgate a PRF (Polícia Rodoviária Federal), a PF (Polícia Federal), a PM-MS (Policia Militar de MS), o MPT (Ministério Público do Trabalho), o MPF(Ministério Público Federal) e a DPU (Defensoria Pública da União).
Sobre os auditores fiscais, o superintendente disse que o trabalho de resgate vai além da retirada dos trabalhadores. Eles também devem “reparar os danos causados no âmbito da relação trabalhista e promover o devido encaminhamento para acolhimento pelo órgão competente de assistência social.
Por fim, caso você saiba de alguma situação trabalhista que seja análoga ao trabalho escravo, é recomendado que faça uma denúncia. Para estes casos, o cidadão pode enviar um e-mail para [email protected].
Notícias mais lidas agora
- Morto com tiro na cabeça em rodovia era suspeito de roubo de joias avaliadas em R$ 1 milhão
- Homem morre na Santa Casa após sofrer descarga elétrica durante conserto em Campo Grande
- Menino de 9 anos morre depois de ter bicicleta atingida por motorista em MS
- VÍDEO: Motorista do Consórcio Guaicurus é flagrado usando celular enquanto transportava passageiros
Últimas Notícias
Vidente Chaline faz previsão preocupante para Campo Grande: ‘peço orações’
Suposta visão da médium sobre o que ocorrerá em Campo Grande e outros lugares do Brasil em 2025 gerou burburinho nas redes sociais
Ministra Sônia Guajajara participa de Grande Assembleia das Mulheres Indígenas de MS em Amambai
Evento reúne 800 pessoas para debater sobre violência, mudança climática e demarcação
‘Não é qualquer pedido de desculpas que será aceito’, diz Tereza Cristina sobre Carrefour
Senadora e ex-ministra fez duras críticas ao posicionamento da rede
‘Internet não é terra sem lei’, diz Vander Loubet após condenação de vereador na Justiça
Ex-deputado estadual foi condenado por publicar vídeo ofensivo contra o congressista
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.