No dia da Terra, nesta quinta-feira (22), equipe que monitora o , composta pelo Instituto Homem Pantaneiro e Polícia Militar Ambiental avistou quatro onças-pintadas no Pantanal. Na imagem em questão aparece uma das onças.

 “Hoje a gente teve o privilégio, a oportunidade de avistarmos quatro onças adultas e isso mostra a importância do nosso trabalho e a importância de estarmos aqui todos os meses”, disse o biológo Sérgio Barreto.

De acordo com o instituto, o monitoramento ocorre mensalmente desde novembro de 2017. A equipe percorre o rio registrando as espécies de mamíferos, répteis e aves, indicadores de qualidade ambiental do rio, além de rastros e fezes de mamíferos.

As atividades são realizadas com autorização e parceria das fazendas privadas, assegurando não somente a proteção de recursos hídricos, como também evidenciando presença de espécies ameaçadas.

“O monitoramento do Rio Miranda faz parte do Projeto Cabeceiras do Pantanal, que além de monitorar a fauna, mata ciliar e a qualidade da água, realiza educação ambiental e orientação dos pescadores amadores sobre a legislação ambiental vigente”, conta a coordenadora do projeto, Bióloga, Doutora em Ecologia e Conservação Angélica Guerra. (Informação da assessoria)