Pular para o conteúdo
Cotidiano

Negociação direta com dono barateia aluguel, mas pode terminar em briga e prejuízo em MS

Com burocracia, inquilinos e donos de imóveis nas regiões periféricas têm evitado intermediações
Arquivo -
"Lá na frente terá prejuízo”
"Lá na frente terá prejuízo”

Com a crise econômica e o preço de quase tudo nas alturas, muitos têm buscado economizar da maneira que podem em Mato Grosso do Sul. Para conseguir um desconto no aluguel, moradores buscam por anúncios nas ou no boca a boca para fazer o acordo diretamente com o dono do imóvel. A princípio, a negociação direta oferece vantagens, mas também há riscos. O trato pode acabar em prejuízos e até em brigas.

Quem já alugou uma casa ou apartamento por imobiliária, sabe que não é fácil. Há muita burocracia, uma série de documentos e comprovantes de renda para apresentar, além de precisar de fiadores ou seguro-fiança. Com tantos empecilhos, a negociação direta com o dono do imóvel parece mais fácil e rápida, além de uma vantagem inegável: sai mais barato. 

Para quem está em busca de um local para alugar, é preciso considerar as vantagens e desvantagens. Enquanto a negociação direta traz economia, também há insegurança. O presidente do Secovi-MS (Sindicato da Habitação de Mato Grosso do Sul), Marcos Netto, diz que a negociação direta pode acabar prejudicando ambos os lados. 

“Geralmente, o acordo é feito entre conhecidos, amigos, que depois acabam virando inimigos. Cada um puxa a sardinha para o seu lado, enquanto a imobiliária faria a mediação desse conflito. É um conflito natural, são interesses antagônicos”, afirma. 

Netto explica que, geralmente, a negociação direta não conta com uma assessoria técnica e jurídica especializada, o que pode gerar insegurança e prejuízos. Para o inquilino, não há garantias, além de enfrentar problemas na hora de reajustar o aluguel e a falta de segurança jurídica que um bom contrato exige. “Essa insegurança afeta a família inteira, até porque se trata do lar daquelas pessoas”. 

Para o especialista, dispensar uma intermediação é o ‘barato que sai caro’. Ele explica que a negociação direta também traz riscos para os proprietários, já que não há como cobrar em caso de inadimplência. Além disso, não há garantias e ocorrem problemas com as vistorias. Em suma, o trato informal pode dar muita dor de cabeça. 

“Um problema muito comum é a vistoria do imóvel. Você entrega e, quando recebe, não tem exigências. Não sabe o que foi feito, o inquilino entrega sem pintura e cheio de problema de manutenção. Parece uma economia no começo, mas tudo que ele recebeu, é gasto depois. Ele acha que está ganhando, mas lá na frente terá prejuízo”. 

Não caia em ‘cilada’

Para evitar prejuízos e confusões, há alguns cuidados que podem evitar problemas ao alugar um imóvel. Um cuidado importante é verificar a documentação do local que deseja alugar, além de elaborar um contrato detalhado para resguardar direitos e deveres. 

A vistoria também não pode ficar de fora. Ela é essencial para se resguardar de qualquer problema já existente no imóvel. Caso não tenha um profissional especializado, busque ao menos registrar os cômodos da casa com fotos e vídeos, mostrando detalhes das condições do imóvel. 

Com relação aos reajustes no valor do aluguel, o contrato deve especificar o indicador que será utilizado para os reajustes anuais. Por fim, mantenha uma boa relação com o dono do imóvel, para evitar problemas, como a quebra do contrato. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moraes e mais três votam para manter Collor preso, mas Gilmar suspende julgamento

Polícia descarta hipótese de assassinato de caseiro antes de ser devorado por onça no Pantanal

Morre Karen Silva, ex-participante do The Voice Kids, aos 17 anos

Com mais de 40 passagens pela polícia, homem é preso após furtar fios elétricos em Dourados

Notícias mais lidas agora

Juiz ouve testemunhas em ação que pede fim de contrato de R$ 59 milhões com o SIGO em MS

Operação Arnaque: MP investiga fraude em ações judiciais contra idosos e analfabetos em MS

Debilitada: Onça está com problemas renais e intestinais após devorar caseiro no Pantanal

Verdadeira facção eleitoral usa vazamento de informações para tática de fogo amigo em MS (Ilustração, Dall-E)

De olho nas eleições, turma do fogo amigo já escolheu ‘pasta-problema’ em MS

Últimas Notícias

Esportes

Seleção Brasileira terá cor diferente no uniforme número 2 durante a Copa do Mundo

Azul sairá de cena e novas cores serão lançadas para atrair público mais jovem

Esportes

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary

Cotidiano

Confira quais são os pontos críticos de Campo Grande a serem evitados após as chuvas

Campo Grande registrou cerca de 80 milímetros de chuva nas últimas 24 horas, o que provocou diversos transtornos na cidade

Cotidiano

Tragédia no Pantanal reacende debate sobre passeios para avistamento de onças em MS

Fazenda especializada em turismo ecológico explica como ocorrem os avistamentos de onças e condena prática de ceva