começou o ano com uma média alta de casos e mortes por . Somente nesta sexta-feira (15), foram registrados mais 23 mortes por Covid-19. Nos primeiros 15 dias do ano, o Estado confirmou 301 óbitos causados pela doença, ou seja, uma média de 20 mortes por dia.

Os dados são do da SES (Secretaria de Estado de Saúde), que começou o ano com 2.347 mortes. Nesta sexta-feira (15), MS já contabiliza 2.648 óbitos. É preciso explicar que os dados representam o número de mortes que foram confirmadas para coronavírus nos primeiros dias do ano. 

A SES também tem dados sobre o número de pessoas que de fato morreram nos primeiros dias de 2021: ao todo, foram 272 vítimas do coronavírus. Na live desta sexta (15), o secretário explicou que Mato Grosso do Sul está estável no número de casos e mortes, mas o problema é que o Estado estabilizou em um nível alto. Somente nos últimos 7 dias, MS teve uma média de 966 novos casos e 19,6 mortes por dia.

Outro dado importante para entender a no estado é que a semana epidemiológica, que começou no domingo (10) e termina neste sábado (16) deve fechar com menos casos registrados que a semana anterior. Porém, o dado não reflete em uma queda de casos de coronavírus. A secretária adjunta Christine Maymone frisou que não é hora de comemorar e que o número menor de casos em comparação à semana anterior se deve aos municípios, que não encerraram os casos. O Estado tem 7.484 casos sem encerramento e a SES pede que os secretários municipais fechem os dados.