Com o fim do Bolsa Família e diante da preocupação de que muitas famílias fiquem sem o novo benefício do governo federal, o município de Campo Grande lançou uma campanha para incentivar que as pessoas atualizem o Cadastro Único. Ao todo, são 144 mil pessoas cadastradas, mas 40% estão com os dados desatualizados – o que pode deixar a família sem o benefício do novo programa, o Auxílio Brasil. 

Com o mote ‘Não Perca Seu Benefício', a iniciativa busca incentivar que as pessoas procurem os (Centro de Referência da Assistência Social) ou a SAS (Secretaria Municipal de Assistência Social) para atualizar informações. O secretário municipal de Assistência Social, José Antunes, explica que não há uma data limite para que os beneficiários atualizem os dados. Contudo, como são muitas pessoas com o CadÚnico desatualizado, há uma preocupação de que as famílias não recebam o novo benefício. 

“Não tem um prazo assim: tem que renovar até o dia tal. Mas é um medo da secretaria, que quando troque [do Bolsa Família para Auxílio Brasil], a pessoa nem receba o cartão e não consiga retirar o dinheiro”, relatou. 

Para ajudar a lembrar as famílias de fazer a renovação dos cadastros, as escolas municipais estão enviando lembretes aos pais. Ao todo, já foram encaminhadas 30 mil correspondências para os pais dos alunos em Campo Grande. 

Atualmente, Campo Grande tem uma base com 144 mil pessoas no Cadastro Único. Na corrida pela renovação diante da mudança para o Auxílio Brasil, o fluxo de pessoas nos CRAS já aumentou em 60% em Campo Grande. 

O prefeito (PSD) reforçou o apelo e teme que as famílias fiquem desamparadas. “Se não for [atualizar], perde o benefício. É de graça, só traz benefício para o cidadão. Poderão ser afetadas as pessoas mais vulneráveis, as que mais precisam”, alertou. 

Marquinhos Trad pediu que as pessoas não esqueçam de atualizar o CadÚnico. (Foto: Marcos Ermínio)

 

Como faço para atualizar o Cadastro Único?

Para garantir o recebimento dos benefícios do Governo Federal, as famílias devem manter o Cadastro Único em dia. Para conferir a situação cadastral, a família ou usuário inscrito precisa procurar um Cras (Centro de Referência da Assistência Social), Centro de Convivência ou a Central do Cadastro Único, localizada na SAS. 

É preciso levar os seguintes documentos originais dos familiares: RG; CPF; conta de luz; carteira de trabalho; comprovante de renda. Também é possível conferir a situação cadastral no site. Basta inserir o nome completo e o número do NIS.

Em caso de dúvidas, o usuário pode entrar em contato pelo telefone (67) 3314-4482, ramais 6152, 6037 e 6038 ou pelo Whatsapp (67) 98472-6891. Também é possível obter informações direto na Central do Cadastro Único, localizada na Rua dos Barbosas, 321, bairro Amambaí.