Não confunda: portões do Enem abrem no fuso de MS; confira horários
Faça sua lista do que deve levar e evite perder a prova
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Mais de 38 mil candidatos de Mato Grosso do Sul fazem o 1º dia de provas do Enem 2021 neste domingo (21). O horário oficial divulgado pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) é baseado no fuso de Brasília, mas as provas devem começar a ser aplicadas no mesmo instante em todo o país. Dessa forma, o horário muda confirme o fuso no país.
Em MS, os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 11h e fechados às 12h (meio-dia). A aplicação começará às 12h30. Os inscritos terão tempo de 5h30 para fazer o exame neste domingo. Portanto, a aplicação será encerrada às 18h. A exceção é para os candidatos que tiveram pedido de tempo adicional aprovado pela organização do exame, pois solicitaram atendimento especializado. Neste caso, esse grupo terá 1h adicional e poderá concluir a prova até às 19h.
Para não se atrasar
Também é recomendado que o candidato esteja ciente do local em que irá realizar a prova e qual a melhor forma de chegar lá – ônibus, carro de aplicativo, táxi, condução própria ou carona – assim como a melhor linha, trajeto ou horário para solicitar uma corrida via app.
Para conferir o horário e o local de aplicação das provas, os participantes precisam acessar o Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na Página do Participante. O documento também informa se o participante conta com atendimento especializado ou se deve ser tratado pelo nome social. Embora não seja obrigatório, o Inep recomenda levar o cartão no dia da aplicação do exame.
Deixe tudo pronto com antecedência
Agora que você já sabe como vai se deslocar para ir ao local de prova, é necessário deixar tudo o que você vai levar pronto. Então, confira algumas dicas do que pode -e deve – levar neste dia.
A tradicional caneta deve ser esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente. O Cartão-Resposta desses estudantes também deve ser preenchido com caneta de tinta preta. Por precaução, leve mais de uma.
Apenas para os estudantes que solicitaram atendimento especializado para transtorno do espectro autista é permitido utilizar caneta fabricada em material transparente com tinta colorida.
É obrigatório levar documento de identificação. Vale RG, CNH, carteira de trabalho (emitida após 27 de janeiro de 1997), Carteira de Registro Nacional Migratório ou documento fornecido por conselhos de classe que, por lei, tenham validade como identificação.
Se você foi roubado ou perdeu o documento, deve levar o boletim de ocorrência, desde que tenha sido registrado há no máximo 90 dias. Além disso, o candidato nessa situação passará por uma identificação especial.
Neste domingo, será permitido ao participante levar máscara extra, frasco de álcool, luvas e garrafa de água para consumo. Os itens serão vistoriados por aplicadores fiscais, respeitando os protocolos de prevenção à covid-19. Os participantes que optarem por levar luvas poderão utilizá-las durante as provas.
Não será permitido portar qualquer dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, máquinas calculadoras, fones de ouvido, entre outros materiais estranhos à realização da prova, previstos no edital do exame. Caso o participante leve algum dos objetos proibidos em edital, esses deverão ser guardados no envelope porta-objetos, que será entregue na porta da sala de prova. Os aparelhos eletrônicos não podem emitir sons e devem permanecer desligados, sob pena de eliminação do inscrito.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.