Pular para o conteúdo
Cotidiano

Na sede da Justiça Itinerante, conversão de união estável para casamento é o serviço mais procurado

Divórcio ocupa o segundo lugar
Arquivo -

Os serviços da Justiça Itinerante, que atendia a população nos bairros distantes da Capital, continuam funcionando na pandemia. Entretanto, as unidades não estão deslocando até os bairros. Com destaque para a conversão de união estável em casamento, os serviços continuam sendo prestados através de agendamento, na sede da Justiça Itinerante, na região central de .

O serviço com maior procura é a conversão de união estável em casamento, liderando os atendimentos. Somente no mês de julho, até o dia 13, foram regularizadas a situação civil de 74 casais. Em junho, o número de atendimentos para esse tipo de serviço chegou a 356. Em maio foram 421 e em abril foram contabilizadas 369 conversões em casamento.

O segundo serviço mais procurado é o divórcio. Os dados mostram que depois do número de casais que buscam a justiça itinerante para formar uma família, a separação também atinge a população. Nos 13 primeiros dias de julho foram efetivados 57 divórcios; 189 em junho, 258 em maio e 243 em abril.

Não se pode esquecer que a separação do casal resulta em ações de alimentos e até mesmo alguns casos de investigação de . Desta forma, em julho já foram contabilizadas 5 ações de alimentos; 13 em junho; 27 em maio e 14 em abril. As ações de investigação de paternidade apresentaram procura menor, embora nem todas as ações tenham sido motivadas por separação familiar. Ainda assim, buscaram informações sobre paternidade em abril 14 pessoas, 8 em maio, 11 em junho e 2 em julho.

Apesar de o atendimento à população estar ocorrendo no prédio sede da Justiça Itinerante, os serviços não se restringem aos citados. Existe ainda a procura por regularização de visitas, guarda e sua modificação, exoneração de alimentos, dissolução de união estável, cumprimento de sentença, acordos, conversão de separação em divórcio, revisional de alimentos, reconhecimento de paternidade, entre outros.

No total, até o dia 13 de julho foram 169 atendimentos às demandas da população, 679 em junho, 848 em maio e 773 em abril. Importante lembrar que desde março de 2020, em razão da pandemia, o atendimento da 8ª Vara do Juizado Especial – Justiça Itinerante, por meio dos dois ônibus, deixou de ser presencial nos bairros.

O motivo

De acordo com o juiz Cézar Luiz Miozzo, que comanda a equipe dos dois ônibus responsáveis por levar a justiça mais próxima do cidadão, nas unidades móveis não é possível manter o distanciamento necessário, imposto pela Política de Biossegurança do Poder Judiciário, nem evitar aglomeração, o que colocaria em risco a saúde de todos: magistrado, servidores e populares.

O juiz explicou ainda que, apesar da necessidade de agendamento, a pauta não está sobrecarregada e o atendimento na sede é bem rápido, tendo a mesma eficiência daquela realizada nos bairros.

“A sede está em um local de fácil acesso e atendemos das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Temos quatro números de telefone para agendamento e informamos às pessoas que utilizam nossos serviços que não precisam esperar a volta da circulação dos ônibus, basta nos procurar”, afirmou Miozzo.

Serviço

A sede da Justiça Itinerante está situada na Rua Antonio Correa, 85, nas proximidades do Hemosul. Para agendar os atendimentos basta ligar em um dos números disponíveis: 3314-5503, 3314-5510, 3314-5537 e 99822-0560, que é o contato do balcão virtual, das 12 às 19 horas.

A Justiça Itinerante ficou conhecida porque, com os ônibus nos bairros realizando os atendimentos, a pessoa não precisa se deslocar até o centro da cidade e procurar uma vara dos juizados, pois é atendida na própria região onde mora.

Assim, os ônibus levam a justiça aos bairros onde a população pode ser atendida imediatamente e o resultado é a satisfação em ter sua demanda resolvida.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa é socorrida em estado gravíssimo após ser atropelada na avenida Duque de Caxias

Executado com 30 tiros no Paraguai estava foragido do Brasil

Polícia encontra fragmentos de ossos no endereço do ex-namorado da estudante desaparecida em SP

Receita Federal apreende 30 toneladas de ‘muamba’ avaliada em R$ 5 milhões na BR-262

Notícias mais lidas agora

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

Dólar avança com temor de ofensiva de Trump após ação de STF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Política

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

O anúncio foi feito na noite desta sexta-feira pelo secretário de Estado americano, Marco Rubio

Trânsito

VÍDEO: Idosa foi atropelada ao tentar atravessar a avenida Duque de Caxias

Devido à gravidade dos ferimentos, a idosa estava inconsciente e apresentava sangramento pela boca

Polícia

Nove toneladas de maconha que saíram do MS são apreendidas no Paraná

O caminhão foi carregado de droga em Ponta Porã e tinha como destino a cidade de Chapecó, em Santa Catarina

Política

‘Minha total solidariedade’: Tereza Cristina lamenta medidas cautelares a Bolsonaro

Além de usar tornozeleira eletrônica, o ex-presidente ficará sem acesso às redes sociais, conforme determinação do STF