Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) está com alerta de perigo para tempestades que cobre todo Mato Grosso do Sul, com vigência até o fim da manhã de sábado (16), às 11h. 

Conforme o aviso do instituto, as chuvas previstas podem acumular entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há também risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos, como vem acontecendo nos últimos dias. 

O vendaval que atingiu Campo Grande derrubou 154 árvores, segundo balanço preliminar divulgado pelo Corpo de Bombeiros. Além dos estragos estruturais, três pessoas acabaram feridas.

A tempestade de poeira atingiu a Capital depois das 14h com ventos que chegaram a 94,45 km/h, conforme medições divulgadas pelo meteorologista Natálio Abrão — havendo rajadas de 54 km/h e de 65,16 km/h, estas na região das Moreninhas.

Por volta das 15h, a nuvem de poeira reduziu para 800 metros a visibilidade em Campo Grande, forçando o Aeroporto Internacional de Campo Grande a ser fechado. Houve relatos de destelhamento e quedas de galhos e granizo –como na região do Lago do Amor. A chuva, por sua vez, caiu por poucos minutos.