A previsão para esta quinta-feira (30) é de dia ensolarado e calorão, sendo que as chuvas só chegam a a partir de sexta (1º). Com isso, o tempo continua seco e o (Instituto Nacional de Meteorologia) alertou para a baixa umidade do ar. 

Ao todo, 55 cidades foram avisadas sobre o tempo seco. O alerta iniciou às 10h40 e segue até as 19 horas. Conforme o Inmet, a umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20% em Mato Grosso do Sul. É importante lembrar que o índice de umidade recomendado para a saúde humana varia de 50% a 80%, conforme a OMS (Organização Mundial da Saúde). 

Com o tempo seco, há risco de incêndios florestais e à saúde. A orientação para os sul-mato-grossenses é de tomar bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.

Chuva no fim de semana

O (Centro de Monitoramento do Tempo e Clima) aponta que os próximos dias serão de chuva. A previsão indica probabilidade de chuva mais significativa com tempestades acompanhadas de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo nas regiões pantaneira, sudoeste e porção sul da região leste do estado. 

“Devido ao deslocamento de um sistema de baixa pressão associado à passagem de cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em superfície e médios níveis, aliado ao transporte de umidade. Porém, não se descartam chuvas com tempestades isoladas no restante do estado”.