MS tem 4ª maior incidência de câncer de próstata e dado alerta para cuidados com a saúde do homem

Diagnóstico precoce é importante, mas para isso pacientes precisam deixar vergonha e preconceito de lado

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Mato Grosso do Sul tem uma taxa estimada em 93
Mato Grosso do Sul tem uma taxa estimada em 93

Eles muitas vezes negligenciam ou até se esquecem do autocuidado, mas se preocupar com a saúde do homem é muito importante. O câncer de próstata, por exemplo, é uma das doenças que mais atingem os homens e Mato Grosso do Sul tem a quarta maior incidência do país. Especialista reforça que o cuidado é importante e que a preocupação com a saúde não deve ter gênero, idade e muito menos vergonha. 

Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) de 2020 apontam que Mato Grosso do Sul tem uma taxa estimada em 93,30 casos de câncer de próstata para cada 100 mil homens. A incidência é a quarta maior do país, ficando atrás somente do Sergipe (122,55), Tocantins (114,92) e Piauí (99,76).

O Dia Internacional do Homem é celebrado nesta sexta-feira (19) e o mês de novembro é todo dedicado a chamar a atenção para a importância de cuidar da saúde. Especialista reforça que é importante que os homens deixem a vergonha e o preconceito de lado e que busquem se consultar com um urologista. 

O urologista da Unimed Campo Grande, Fábio Galvão Vidal, explica que é preciso ficar atento a um dos principais problemas que atingem os homens, o câncer de próstata. Além do câncer, ir ao médico e fazer exames são medidas importantes para evitar outras doenças. “Por isso a necessidade do homem sempre fazer um check up, exames de rotina, um bate-papo com seu médico para esclarecer eventuais dúvidas e, desta forma, cuidar também de seu bem-estar”, afirma. 

Não há como negar que o câncer de próstata sempre foi cercado pela vergonha e pelos estigmas de procurar um especialista. Porém, é muito importante que os homens rompam esta barreira em nome da saúde. 

O urologista reforça que o câncer de próstata, assim como outras doenças, não têm sintomas inicialmente ou têm poucos sintomas. Mas, quando os sinais começam a surgir, pode ser mais difícil combater a doença. 

O médico Fábio Vidal reforça que é importante se atentar aos fatores de risco. Homens de pele negra, com histórico familiar de câncer de próstata ou que tenham 45 anos ou mais estão mais propensos a ter a doença. Quando os sintomas começam a aparecer, o paciente pode perceber que está urinando sangue, que urina várias vezes por dia ou tem dificuldade para urinar. 

Como se cuidar? 

Além de fazer uma consulta com um médico urologista de confiança, é importante manter uma rotina saudável. O médico ressalta que os homens devem manter práticas saudáveis durante o ano todo, como exercícios físicos pelo menos 30 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana.

Outras dicas são: evitar excessos alimentares e ter uma dieta balanceada rica em frutas e verduras; evitar excesso de bebidas alcoólicas; parar de fumar ou evitar o tabagismo (além do uso de cigarros eletrônicos, narguilés e afins); evitar drogas lícitas e ilícitas. 

“Nunca é tarde para começar. Novembro é um mês para chamar a atenção do homem, mas não é o único momento em que devemos fazer isto. Os cuidados devem ser mantidos durante todo o ano”, ressalta o médico urologista Fábio Vidal. 

Conteúdos relacionados