Com 100% das taxas ocupadas para leitos UTI (Unidade de Terapia Intensiva) covid ocupadas há duas semanas, tem 177 pacientes na fila de espera por em leitos – de enfermaria e críticos – para SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).

Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a maioria dos pacientes (57%) estão em . Assim, são 101 pessoas com covid precisando de internação aguardando liberação de leitos na Capital.

De acordo com os dados, na sequência estão , com 17 pessoas na fila, e Dourados, que tem 15 doentes aguardando vaga para internação. Rio Verde de MT tem 4 pacientes precisando de transferência. Já Maracaju e têm 3, cada.

Alternativa

Para desafogar os hospitais superlotados, a prefeitura de Campo Grande estuda medida para ativar 44 leitos UTI nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) da e do Bairro Universitário.

A medida ainda não está certa, mas estudos indicaram a viabilidade em disponibilizar os leitos nestas unidades, que voltariam o atendimento a receber pacientes com covid e desafogar a situação de hospitais.

Não há nenhuma definição em relação a prazo, tampouco em relação ao fluxo de atendimento. O estudo inicial mostra a viabilidade de disponibilizar a ativação de 44 leitos de UTI nestas duas unidades.