Seis atletas do projeto da Subsecretaria de Políticas para a se destacaram no último domingo (18), na 12° Edição do Campeonato Estadual de Kickboxing, que aconteceu no Centro Poliesportivo da Vila Almeida.

No evento estavam presentes participantes de cidades do interior e da Capital do Estado que disputaram em várias categorias. A etapa que ocorre no é uma seleção para o campeonato nacional, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Kivinin Francyelle tem 13 anos e é um dos destaques do . A garota já venceu duas lutas e se consagrou campeã sul-mato-grossense na categoria mirim feminino e representará o MS no torneio nacional.

O primeiro confronto de Kivinin foi contra Rayssa Wada, da Maximus Figth Team. O segundo foi contra Luz Sofia, da Mendes Figth Team. Nas duas lutas, Kivinin se mostrou superior com golpes precisos, e acabou levando a medalha de campeã do estadual na categoria mirim deste ano.

A mãe da jovem comemora e explica que o projeto social ajudou no processo de preparação da atleta. “Ela treinou muito e competiu pela categoria de 50 quilos. O projeto no bairro tem sido fundamental na preparação dela. Estamos muito felizes pela sua vitória”, ressalta a mãe orgulhosa”, disse Debora dos Santos.

Segundo a subsecretária da Juventude, Laura Miranda, o desempenho dos atletas do MS é um exemplo de referência. “Ver esses jovens que participam do nosso projeto se destacando em competições importantes é um estímulo para todos os profissionais envolvidos. Talvez, se não fosse pelo projeto, esses jovens não teriam sido descobertos”.

O esporte

O kickboxing, conhecido também como Full Contact, se refere a um grupo de artes marciais e esportes de combate em pé baseados em chutes (em inglês: kick) e socos (em inglês: boxing), mas também para um estilo de arte marcial e desporto de combate.

O estilo é frequentemente praticado como defesa pessoal, condicionamento físico geral ou como um esporte de contato.