A edição do (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano apresentou queda no número de inscritos em Mato Grosso do Sul. A redução chegou a 34% em comparação com a quantidade de pessoas que participaram do exame em 2020.

Segundo dados do (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Estado registrou pouco mais de 54 mil inscritos em 2021, número abaixo dos mais de 82.600 participantes da edição que ocorreu no ano passado.

Essa diminuição pode ser ainda maior, pois, de acordo com o instituto, há muitas inscrições que até o momento não foram confirmadas, em virtude da espera da baixa bancária dos pagamentos de taxa de inscrição, que pode levar até três dias úteis.

Maior redução desde 2007

No Brasil, o cenário de redução segue a mesma tendência. O exame nacional não tem um número tão baixo em 14 anos. O volume de inscritos em 2021 já é 30% menor que o de participantes no ano passado.

O exame, que deve ocorrer nos dias 21 e 28 de novembro deste ano, sofre com a hesitação de alunos em fazer a prova por vários motivos. Inseguros pela pandemia, muitos estudantes optaram por esperar.

Outros, não se adaptaram ao formato virtual das aulas. E houve aqueles que não tiveram escolha decorrente das atividades online, modelo não acessível para quem não tem conexão com a em casa, por exemplo.